Quem sempre buscou garantir seu futuro, agora pode. Com as novas regras estabelecidas pelo Governo Federal para o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), ficou mais fácil financiar um curso superior. Além da redução da taxa de juros de 6,5% para 3,5% ao ano, o pagamento inicial começa depois do período de carência de 18 meses. O prazo de amortização do saldo devedor dobrou e poderá ser pago em até três vezes o tempo do curso. Isso quer dizer que um curso de quatro anos, por exemplo, poderá ser financiado em até 12 anos.
As novas regras para o Fies estão previstas na Lei nº 12.202, publicada no Diário Oficial da União de 15 de janeiro. As mudanças já entraram em vigor em todo o território nacional. Os financiamentos podem chegar a até 100% do curso. Vale lembrar que, para aderir ao Fies, o aluno precisa estar matriculado numa instituição de Ensino Superior.
Outra novidade é que mais instituições bancárias, além da Caixa Econômica Federal, poderão participar do programa. O Banco do Brasil também já está apto a repassar as verbas do Fies. Isso porque o financiamento passará a ser gerido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O benefício poderá ser requerido a qualquer momento por meio de sistema eletrônico gerenciado pelo órgão.