sábado, 22 de março de 2025
Dourados
27ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397
ROTEIRO&VIAGENS

Nove cidades perfeitas para fazer turismo de bike

20 setembro 2017 - 10h59

Já imaginou você viajar e poder turistar pela cidade de bicicleta, tendo maior liberdade em sentir a cidade, o clima, e o melhor, ter a chance de evitar o trânsito intenso? Pois bem, os apaixonados por ciclismo têm um bom motivo para unir o esporte com viagens por lugares incríveis. Se você tem muita disposição e não gosta de ficar parado, vale a pena explorar o mundo com uma bicicleta!

O cicloturismo como é chamado, funciona bem em cidades planas e quem já é mais experiente também pode aproveitar tours por montanhas (moutain bike).

Lugares como Suíça, São Paulo, Miami, Amsterdã e muitos outros são perfeitos para curtir belezas naturais e arquitetônicas e programar a viagem do seu jeito. Você sempre pode pedalar por onde quiser, mas vale a pena se inspirar com as nossas dicas. Confira e embarque já nessa aventura

Amsterdã

Pode ser óbvio quando o assunto é bicicleta, mas Amsterdã não pode faltar na sua lista! A cidade possui ótima infraestrutura hoteleira e respira bike. Você encontrará rotas tranquilas, fácil acesso a todos os cantos e várias opções para alugar ou deixar sua bicicleta. Reserve um tempinho para conhecer cafés, os tradicionais canais espalhados pela cidade, o mercado flutuante de flores, além das construções históricas do século 17.

Bogotá

Programe-se para conhecer o melhor da capital colombiana e não se esqueça de incluir trajetos de bicicleta, afinal, Bogotá tem pouco mais de 300 quilômetros de ciclovias para você montar o roteiro do seu jeito. A cidade se dá bem com os ciclistas e oferece vários bicicletários gratuitos, já que é endereço da segunda maior ciclovia da América Latina. Não deixe de curtir a vista do alto da montanha Monserrate, passear pelo centro histórico que cerca a Plaza Bolívar e visitar as feirinhas

Suíça

O pequeno país faz fronteira com a Itália, França, Áustria e Alemanha e concentra grande diversidade de paisagens que vão de lagos a montanhas nevadas. Em Zurique, aproveite para curtir o centro histórico e a vista do rio Limmat. Outra sugestão é ir até Berna, Interlaken e Zermatt - e o melhor é que dá para levar a bicicleta em trens panorâmicos! A Suíça também tem uma rede de rotas específicas para percorrer sem carro. Você pode escolher entre caminhada, bicicleta, mountain bike e muitas outras opções para ficar perto da natureza.

Miami e Parque Yosemite

Aproveite o tempo livre para curtir Miami de bicicleta. Afinal, dá para ir além das atrações mais procuradas, como outlets e baladas, e usufruir dos vários pontos de aluguel de bike. Percorra a Ocean Drive e a South Beach sobre duas rodas e pare na hora que quiser para conhecer restaurantes e museus. Quem estiver preparado para mais aventura pode apostar em tours de bike no Parque Nacional de Yosemite, na Califórnia. Uma das trilhas famosas por lá é em direção ao Mirror Lake. As bicicletas podem ser alugadas no parque e dá para combinar trechos de pedalada com caminhada e piquenique.

Minas Gerais

Aposte na região da Serra do Espinhaço, em Minas Gerais, para viver uma experiência única com a bicicleta. O trajeto entre as cidades de Diamantina, Serro e Conceição do Mato Dentro é acompanhado por muito verde, áreas montanhosas e as belezas arquitetônicas de centros históricos com estilo colonial. Não deixe de pedalar até a cachoeira do Tabuleiro ou opte por seguir os trajetos que fazem parte da Estrada Real (Caminho dos Diamantes, Caminho Novo, Caminho Velho e Sabarabuçu). Por lá há pontos sinalizados entre Minas Gerais e Rio de Janeiro para quem está de bike, carro ou caminhando.

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro já esteve na lista das 20 melhores cidades com infraestrutura para pedalar, segundo o ranking Copenhagenize. Aproveite a brisa à beira-mar e programe passeios tranquilos em que você pode retirar e devolver a bike em várias estações de bicicletas públicas. Não perca a oportunidade de tomar banho de mar entre um trajeto e outro e ainda curtir o visual da lagoa Rodrigo de Freitas, do Pão de Açúcar e das praias de Copacabana e Ipanema, entre muitas outras atrações.

Copenhague

Por lá, a maior parte dos moradores usa a bike diariamente nos quase 400 quilômetros de vias específicas para pedalar. Programe seu roteiro por Copenhague e fique tranquilo quanto à segurança, já que há trajetos bem sinalizados, vagas próprias para bicicletas e boa integração com metrô e trens. Veja de perto a imponência dos castelos Amalienborg e Rosenborg ou leve a bicicleta no metrô até a praia Amager, o principal ponto de lazer nos meses mais quentes (de junho a agosto).


São Paulo e Santos

Em São Paulo dá para levar a bicicleta no vagão do metrô, utilizar ciclovias (disponíveis somente aos finais de semana) e ciclofaixas (faixas dividas entre bicicletas e carros). Durante o passeio você pode fazer paradas por restaurantes, padarias, museus e parques, como Ibirapuera, Villa-Lobos e do Povo, todos interligados por uma ciclovia. Na avenida Paulista também é possível andar de bike e se sentir seguro, principalmente aos domingos, quando a via fica fechada para carros. Antes de pedalar no exterior você também pode treinar no litoral, como em Santos, onde um bom trecho de ciclovia acompanha o maior jardim de orla do mundo!

Cordilheira dos Andes

Prefere rotas imersas na natureza? Então sua próxima viagem sobre duas rodas pode ser no Peru e na Bolívia. Em Machu Picchu, a 2.490 mil metros de altitude, a rota até a cidade perdida dos incas inclui trechos de bike e caminhada. O ideal é ir pra lá nos meses secos (abril a novembro). Partindo de La Paz, na Bolívia, você pode passar por estradas que e são nos arredores vulcões, lagos e desertos até o sul do país. Destaque para o Salar de Uyuni, um verdadeiro deserto de sal. As paisagens são incríveis, mas o caminho não é fácil, principalmente por conta da altitude. Considere passar dias pedalando e a possibilidade de se hospedar em pequenas cidades ou acampar. Estude as variações de terreno e mudanças climáticas antes de iniciar a viagem.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Em abordagem, polícia apreende sacos com maconha e cocaína
CORUMBÁ

Em abordagem, polícia apreende sacos com maconha e cocaína

MATO GROSSO DO SUL

Mutirão de precatórios termina com quase 80% de acordos em audiências

Liandra pede melhorias para a Sitioca Ouro Fino e Travessão do Castelo
DOURADOS

Liandra pede melhorias para a Sitioca Ouro Fino e Travessão do Castelo

Fevereiro regista maior movimentação no transporte aéreo doméstico para o mês nos últimos cinco anos
DADOS DO SETOR

Fevereiro regista maior movimentação no transporte aéreo doméstico para o mês nos últimos cinco anos

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Homem que saiu de Dourados após ameaçar a ex é preso em Caarapó

INOVAÇÃO

Workshop no Detran explora o futuro da IA no serviço público de MS

DOURADOS

Seminário aberto no HU-UFGD vai abordar a saúde indígena

RIBAS DO RIO PARDO

Homem é preso após intimidar companheira e ameaçá-la de morte durante processo de separação

BRASIL

Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 7 de abril

NOVA ANDRADINA

Roupas furtadas de loja e avaliadas em quase R$ 9 mil são recuperadas

Mais Lidas

INVESTIGAÇÃO

Pastor é preso por atrair jovens em situação de vulnerabilidade e cometer estupros em MS

DOURADOS

Após filho se machucar em brinquedo, pai invade escola e insulta professores

INVESTIGAÇÃO

Falsa biomédica é indiciada por lesão corporal gravíssima e uso de produto contrabandeado

DOURADOS

Audiência pública na Câmara discute concessão da BR-163 nesta sexta-feira