quarta, 21 de janeiro de 2026
Dourados
19ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Nova proposta prevê ressarcimento da Enersul em 36 parcelas

03 abril 2008 - 12h10

O presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Jerson Domingos e o deputado estadual Paulo Correa apresentaram aos diretores da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) uma proposta de pagamento dos mais de R$ 191 milhões cobrados indevidamente pela Enersul dos consumidores do Estado. Eles solicitaram ainda que durante esse processo não houvesse reajuste na tarifa.

“Os diretores da Aneel foram muito receptivos. Nossa sugestão é parcelar a devolução em três anos e que - nesse período - não haja aumento. Sem essa garantia, a empresa pode aumentar a tarifa para compensar. Também queremos que o ponto de medição da energia consumida no Estado saia de São Paulo e venha para Mato Grosso do Sul porque isso também contribuirá para reduzir a tarifa”, disse Correa em entrevista ao Primeira Notícia de hoje (3).

O ressarcimento segue determinação da agência, que identificou erro na composição tarifária de 2003, aplicada em 50,81%, mas que deveria ter sido 43,23%. A redução tarifária imposta pela Aneel significa um corte na tarifa de energia de 7,12% para consumidores de baixa tensão (comercial e residencial) e 5,54% para os de alta tensão (industrial). Na média, a queda é de 6,6%. Os índices serão aplicados integralmente aos 130 mil consumidores comerciais, industriais, poder público, iluminação pública e serviço público (como Sanesul e serviços de telecomunicações).

Para os 560 mil consumidores residenciais de Mato Grosso do Sul, o impacto será menor por conta do acordo firmado em setembro, que entrou em vigor em outubro, entre a Enersul e os deputados estaduais da CPI da Energia. Naquele período foi acordada redução de 3% na tarifa para clientes residenciais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Morre em Dourados, ex-vereador Creusimar Barbosa
DESPEDIDA

Morre em Dourados, ex-vereador Creusimar Barbosa

TRÊS LAGOAS

Polícia recupera veículos relacionados a esquema de estelionato

VIOLÊNCIA DE GÊNERO

Brasil registra recorde de feminicídios em 2025; 4 mortes por dia

Veículo com cigarros contrabandeados é apreendido na fronteira 
ITAMARATI

Veículo com cigarros contrabandeados é apreendido na fronteira 

UEMS libera resultado final dos aprovados no UEMSVest 2026
EDUCAÇÃO

UEMS libera resultado final dos aprovados no UEMSVest 2026

JUSTIÇA

Policiais viram réus por morte de homem com spray de pimenta

SAÚDE

Mulher é internada após usar caneta emagrecedora do Paraguai

CIDADES

Gestante é atacada com mordidas no abdômen e pernas por pitbull

POLÍTICA

Bioparque Pantanal será sede do Congresso da Associação de Zoológicos

PONTA PORà

Suspeito de integrar quadrilha que fraudava cartões é capturado

Mais Lidas

HABITAÇÃO

Moradias populares dos bairros Greenville e Cidade Jardim, devem ficar prontas em fevereiro de 2027

DOURADOS 

Plano Fixo permite congelar valor da conta de energia por até 12 meses

GOLPE

Moradora de MS perde R$ 120 mil após clicar em link enviado por contato de falso perfil do STJ

PREVISÃO

Com sensação térmica em alta, Dourados está em alerta de 'chuvas intensas'