Menu
Busca domingo, 16 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Nossa praça, por Ribeiro Arce

21 janeiro 2011 - 12h07

No mês de dezembro passado a prefeitura de Dourados promoveu uma grande festa para inaugurar as reformas da Praça Antonio João, liberando para a visitação pública. Como sabemos o referido logradouro faz parte da história do município e as obras de reforma duraram mais de dois anos e foram alvos de sucessivas cobranças e criticas por parte de segmentos da sociedade. As obras começaram na gestão de Laerte Tetila, continuaram com Ari Artuzi, pelo juiz prefeito Eduardo Machado Rocha e pela interina Delia Razuk que reinaugurou nossa querida praça sem concluí-la completamente.

A reforma da praça Antônio João demonstra claramente o quanto Dourados vai mal política e administrativamente e o nível de desrespeito dos governantes para com a população. Desde que a praça foi entregue para o povo, tive a oportunidade de visitá-la por algumas vezes e reencontrar amigos e conhecidos desfrutando do local. Percebe-se que algumas edificações não foram alterados arquitetonicamente, como é o caso do prédio onde estão localizados os banheiros públicos, porém as alterações são bem nítidas em relação ao que era antes.
A praça Antônio João que é o local de lazer para muita gente também serve de palco para as manifestações públicas, artísticas e culturais. É um ponto de referencia importante da cidade que parece estar sempre vigiado atentamente pelas estátuas do tenente Antonio João e do colono. As estátuas do herói da guerra da Tríplice Aliança e do colono continuam firmes dando as boas vindas para o povo, cada uma no seu canto vigiando as pessoas que passam pelo local. Antonio João com sua célebre frase de resistência contra as tropas de Solano Lopes. O colono segurando o chapéu e o machado, instrumentos primordiais dos homens e mulheres que pra cá vieram para construir novas vidas na Colônia Agrícola Nacional de Dourados.

Nesse reforma o que mais intriga é a conclusão final das obras. Quando serão concluídas? Pelo jeito essa resposta ficará para ser respondida pelo próximo prefeito a ser eleito para um mandato tampão, no dia 6 de fevereiro próximo. Para quem já passou pelas mãos de 4 prefeitos, mais um não faz diferença.

O que mais preocupa é o valor da reforma. Quanto custou? De todas as matérias e artigos que li recentemente sobre a tal reforma e inauguração da praça Antonio João em nenhuma vi mencionado quanto a prefeitura gastou nas obras. Pensei inicialmente que poderia encontrar em algum local da praça pelo menos uma placa onde o contribuinte pudesse ficar sabendo quanto foi gasto nas reformas. Porém, as autoridades municipais não se dignaram a cumprir esse dever do agente público. Dia desses encontrei um vereador de nossa cidade em uma manifestação nas proximidades da praça, ele prometeu encaminhar um requerimento cobrando da prefeitura quanto foi gasto nas obras e divulgar para a população. O povo tem o direito de saber, estamos no aguardo.
*Professor da rede estadual de ensino de MS. E-mail: ribeiroarce@gmail.com

Deixe seu Comentário

Leia Também

Mato Grosso do Sul confirma 1,2 mil casos de Covid-19
PANDEMIA
Mato Grosso do Sul confirma 1,2 mil casos de Covid-19
Dourados confirma três mortes, 64 diagnósticos e 169 recuperados da Covid-19
PANDEMIA
Dourados confirma três mortes, 64 diagnósticos e 169 recuperados da Covid-19
Dourados terá novo bloco para campanhas educativas e Central de Exames de Trânsito
DETRAN-MS
Dourados terá novo bloco para campanhas educativas e Central de Exames de Trânsito
Eva Wilma morre em São Paulo, aos 87 anos
BRASIL
Eva Wilma morre em São Paulo, aos 87 anos
Assassino de secretário municipal vai a júri popular nesta semana
DOURADOS
Assassino de secretário municipal vai a júri popular nesta semana
REGIÃO
Jovem aluga carro, carrega mais de 300 tabletes de maconha e acaba preso
ESTADO
Cachês da Lei Aldir Blanc estão sendo pagos em maio, afirma João César Mattogrosso
REGIÃO
Casal de moto morre atropelado por caminhonete na MS-164
BRASIL
Morre o prefeito de São Paulo, Bruno Covas
POLÍCIA
Pindamonhangabense é preso por tráfico na Grande Dourados

Mais Lidas

CAMPO GRANDE
Após discussão, jovem bate veículo em poste e namorada que estava no capô morre
TRÁFICO DE DROGAS
Chefe do 'Comando Vermelho' e foragido há seis meses é preso em Dourados
FEMINICÍDIO
Mulher baleada na cabeça pelo ex-marido morre no hospital
CAPITAL
Jovem sai para comprar narguilé e morre após colidir moto contra poste