domingo, 15 de fevereiro de 2026
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Na semana da Consciência Negra FETEMS realiza Aula da Cidadania

17 novembro 2011 - 16h08

Com o tema: “Brasil, mostra a sua raça. Faça valer a igualdade” milhares de alunos da rede pública de ensino de Mato Grosso do Sul debaterão sobre o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro (domingo), durante esta e a próxima semana. A escolha da data para realização da Aula ficará a critério das escolas.



Segundo o presidente da FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), Roberto Magno Botareli Cesar, uma recente pesquisa da Fundação Perseu Abramo mostrou que grande parte dos brasileiros, cerca de 87%, admite que há discriminação racial no país, mas apenas 4% da população se considera racista. “Está mais do que na hora de revermos conceitos. A contribuição do povo negro para a formação do Brasil se deu em todas as áreas na economia, na história e na cultura, eles foram agentes construtores do nosso país”, disse.



Roberto falou ainda que a Aula da Cidadania é um projeto da FETEMS realizado em parceria com os seus 71 sindicatos filiados e que durante a Semana da Consciência Negra, mais do que aprender sobre a data, a idéia é debater os temas que afetam diretamente as crianças e os adolescentes, principalmente nas questões que envolvem o preconceito racial. “É um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional”.



A secretária geral da FETEMS, Deumeires Batista, que é negra e militante da causa, explicou que a idéia desta Aula da Cidadania é debater a fundo sobre o medo, a rejeição, o bullyng, que muitas vezes causam marcas profundas nas pessoas destruindo sonhos e vidas. “Queremos que as nossas crianças e adolescentes joguem fora o seu racismo e cultivem a convivência saudável, através da igualdade e da conscientização”, afirma.



De acordo com o IBGE 2010, o Brasil tem a segunda maior população negra do mundo, temos mais de 76 milhões de afrodescendentes. Em Mato Grosso do Sul, 1.188.500 são negros ou pardos, totalizando cerca de 48,53% da população.



Recentemente, no mês de outubro, a FETEMS realizou a Aula da Cidadania “Em defesa da Escola Pública” para debater temas como o Piso Salarial Nacional e o Plano Nacional de Educação

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saiba como emitir alerta do aplicativo Celular Seguro em caso de roubo
GRATUITO

Saiba como emitir alerta do aplicativo Celular Seguro em caso de roubo

Sétima rodada tem quatro jogos neste domingo e CEN pode abrir vantagem na liderança
ESTADUAL

Sétima rodada tem quatro jogos neste domingo e CEN pode abrir vantagem na liderança

Tragédia alerta sobre crimes contra pessoas íntimas para "punir" mulheres
VIOLÊNCIA VICÁRIA

Tragédia alerta sobre crimes contra pessoas íntimas para "punir" mulheres

Motorista tenta manobrar caminhão e veículo cai em buraco na calçada
ACIDENTE

Motorista tenta manobrar caminhão e veículo cai em buraco na calçada

Organizações denunciam à ONU fome e violação de direitos em presídios
DIREITOS HUMANOS

Organizações denunciam à ONU fome e violação de direitos em presídios

STF

Moraes vota por rejeitar recurso de réus do Núcleo 3 da trama golpista

CRIME

Dupla especializada em furtos de motocicletas é presa em Dourados

POLÍTICA

Morre José Álvaro Moisés, intelectual fundador do PT

NÃO É FERIADO

Em MS, folga no Carnaval depende do patrão e funcionários faltosos podem ter dia descontado

ESPORTE

Em confronto decisivo, DAC enfrenta Bataguassu neste domingo no Douradão

Mais Lidas

DOURADOS

Vítima registra ocorrência após descobrir dívida de R$ 72 mil ao tentar financiamento imobiliário

RIO DOURADOS

Pescadores constroem rampa para barcos em busca de belas paisagens, esporte e até "dinossauros"

ABRE E FECHA

Dourados terá comércio aberto durante o Carnaval; bancos e setor público param

LUCRO CERTO

Operação do Gaeco apura contrato de R$ 1,5 milhão entre prefeitura e escritório de advocacia