sexta, 17 de janeiro de 2025
Dourados
29ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Murilo diz que não troca Senado por seis meses de governo

04 fevereiro 2010 - 07h54

O vice-governador Murilo Zauith (DEM) disse, em entrevista à FM Cidade, em Campo Grande, que não há nenhuma hipótese de substituir o governador André Puccinelli (PMDB), que tem falado em se afastar durante a campanha à reeleição. Segundo Zauith, em qualquer cenário, é pré-candidato ao Senado.

Embora o período imaginário de afastamento seja de seis meses, não há nenhuma imposição legal que obrigue o afastamento do governador para concorrer à reeleição. O governador voltou a dizer que deve se afastar do governo, mas apenas entre os meses de julho e agosto, assim que começar oficialmente sua campanha. Mesmo assim, a substituição implicaria em Murilo renunciar à postulação ao Senado.

Puccinelli acha que se afastando, aliviaria o bombardeio dos petistas que desde já acusam o governador de obter dividendos eleitorais com o uso da máquina.

O vice-governador ressalvou, no entanto, que o Estado vive o melhor momento, de modo que qualquer que vier a substituir Puccinelli não terá nenhuma dificuldade. “Os projetos caminham muito bem, o plano de investimentos...”.

Zauith disse que seu projeto não é pessoal, mas regional, lembrando que todas as regiões estão ou foram representadas, citando o Cone Sul com o ex-senador Rachid Derzi, Três Lagoas com o senador Ramez Tebet, Corumbá, hoje representada pelo senador Delcídio Amaral, Campo Grande com a senadora Marisa Serrano, e assim por diante.

Em eventual licença do governador, não podendo assumir o vice, o próximo na linha de sucessão é o deputado Jerson Domingos, mas como candidato à reeleição, assumiria o governo o presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Elpídio Helvécio Chaves.

Sobre a corrida presidencial, Zauith acha correta a posição do governador André Puccinelli em esperar a definição do PMDB em nível nacional, que deve sair depois de março. No dia 12 acontece a convenção para eleição do Diretório. Caberá a esse diretório encaminhar os projetos eleitorais, seja de candidatura própria ou de aliança com o PT, a tendência mais provável.

Para Zauith, a decisão do prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), de anunciar apoio à ministra Dilma Roussef é justificável. “Ele não é candidato, não tem comprometimento regional e tem mais é que agradecer Lula pela PEC que garantiu R$ 50 milhões para a Capital”.

Bloco

Murilo Zauith disse que não há crise no Bloco Democrático Reformista (BDR). Segundo ele, em qualquer cenário sua candidatura ao Senado está colocada e tem respaldo, seja com candidatura própria da senadora Marisa Serrano, seja em aliança com o PMDB de Puccinelli. Nesse caso a coligação teria dois candidatos.

A posição do vice-governador de manter o alinhamento com o PMDB na sucessão estadual, no entanto, já provocou reações no PPS e no PSDB, que ao lado do DEM formam o BDR. Em nível nacional o bloco já sustenta candidatura de José Serra na corrida presidencial.

A senadora Marisa Serrano espera orientação da cúpula nacional do PSDB para nortear sua posição, mas a diretriz eleitoral já foi sinalizada em vários encontros. Em todos eles a senadora lembrou da necessidade do PSDB disputar eleição para não perder seu DNA partidário. Se depender do PPS, a senadora é candidata ao governo do Estado.

Entre os tucanos, parte aprova a ideia de voo próprio, notando que o processo eleitoral poderia se definir em segundo turno. Aí sim haveria condições políticas para a coligação tucano-peemedebista para reeleição do governador André Puccinelli, redesenhado o quadro de polarização da disputa entre Puccinelli e Zeca do PT.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Concurso dos Correios: resultado preliminar é divulgado; veja
EMPREGO

Concurso dos Correios: resultado preliminar é divulgado; veja

Governo e plataformas de mobilidade fazem acordo para combater racismo
BRASIL

Governo e plataformas de mobilidade fazem acordo para combater racismo

Homem é preso após ignorar medida protetiva e ameaçar ex
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Homem é preso após ignorar medida protetiva e ameaçar ex

Câmara apresenta novos diretores em cerimônia
DOURADOS

Câmara apresenta novos diretores em cerimônia

BALANÇO

Oficiais de justiça cumpriram quase 650 mil mandados em MS no ano passado

CAARAPÓ

Envolvidos em esquema de corrupção são condenados a 31 anos pelo desvio de impostos

AQUIDAUANA

Queixadas 'cercam' casa de idosos e polícia é acionada para capturar os animais

CULTURA

Em livro, pesquisador do MS questiona o papel do jornalismo como mercadoria e ferramenta de guerra

CHAPADÃO DO SUL

Mãe e padastro são presos por estupro contra criança de 11 anos

BRASIL

Em MS, seis candidatos eleitos em 2024 são retirados da lista do Bolsa Família

Mais Lidas

LUTO

Professora Zélia Nolasco morre aos 56 anos

DOURADOS

Azul deve ser primeira a operar em Dourados após homologação da pista do Aeroporto

BOLÃO

Aposta feita em Dourados acerta cinco dezenas e leva mais de R$ 150 mil na Mega

SNOW

Operação do Gaeco mira traficantes de cocaína e cumpre mandados em Dourados