quarta, 22 de janeiro de 2025
Dourados
33ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Municípios querem mudar data de início das aulas por causa das chuvas

21 janeiro 2010 - 16h38


A reunião extraordinária da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), que começou às 14h desta quinta-feira (21), conta com a participação de representantes de 56 municípios de Mato Grosso do Sul. Uma das pautas da reunião é a enchente, seus estragos e também a volta às aulas, que preocupa os municípios afetados pela chuva em relação, principalmente, aos alunos da área rural, por causa das estradas danificadas.

A maioria dos prefeitos são favoráveis a mudança da data de início às aulas para o dia 18 de fevereiro, para que haja tempo dos municípios se reestabilizarem e evitarem problemas com transporte em meio aos estragos da enchente. Porém, as cidades que não foram tão afetadas pelo excesso de chuva, como Campo Grande e Dourados, devem continuar com a data pré-estabelecida, de 8 de fevereiro, como afirmou o prefeito da Capital Nelson Trad Filho (PMDB): “Não vou mudar porque o planejamento foi feito no início do mandato, nisso já está organizado e não dá pra alterar”, mas, Nelsinho completa: “Somos solidários sim a esses municípios afetados mais seriamente, mas Campo Grande continuará com o dia 8”. O prefeito de Dourados, Ari Artuzi (PDT), tem a mesma opinião :”Nós vamos começar no dia oito para terminar também na data já planejada”.

Mas, em outras cidades como Coxim, Rio Verde e Bela Vista, que sofreram mais com as chuvas dos últimos dias, os prefeitos concordam com a mudança da data de início do ano letivo. A prefeita de Coxim, Dinalva Mourão (PMDB) afirma que ela foi uma das primeiras a apoiar a ideia da mudança de data. “As águas do rio Taquari estão voltando ao normal, mas ainda estão a cima do leito”, lamenta a prefeita dizendo que “não parou de chover nenhum dia”.
Da mesma forma, o prefeito de Rio Verde Willian Douglas (PPS), diz que o problema maior são as estradas, e os alunos da área rural que tem de atravessá-las para chegarem até as escolas. “Pontes caíram, temos estradas que estão intransitáveis”, afirma o prefeito. E ele ainda lembra de um problema peculiar da região, que são os pecuaristas que aproveitam quando a chuva pára a fim de movimentar a boiada pelas estradas, o que gera “engarrafamento”.

Não há ainda resultado final da reunião, porém, a maioria dos municípios já se posicionaram a favor da mudança do início das aulas para o dia 18 de fevereiro, e devem, se isso acontecer, entrar em contato com a Secretaria de Educação do Estado para que a mesma alternativa possa ser acatada, caso a solicitação seja viável e aceita também pela secretária de educação, Milena Badeca.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Empresa no RJ revendia carne que estragou durante enchentes no Sul
BRASIL

Empresa no RJ revendia carne que estragou durante enchentes no Sul

Acidente entre ônibus e caminhão na BR-262 deixa cinco feridos
REGIÃO

Acidente entre ônibus e caminhão na BR-262 deixa cinco feridos

Polícia investiga desaparecimento de comerciante; carro foi encontrado incendiado
NOVA ANDRADINA

Polícia investiga desaparecimento de comerciante; carro foi encontrado incendiado

ANÁLISE

Descumprir medida protetiva para criança ou adolescente pode ter pena aumentada

Homem é preso por tráfico de drogas e receptação
CAARAPÓ

Homem é preso por tráfico de drogas e receptação

FÓRUM

Riedel vai à Suíça e palestra sobre matriz energética de MS a empresários

CAPITAL

Entreposto de drogas é fechado e maconha apreendida soma mais de R$ 3 milhões

POLÍCIA

Embriagado, homem tenta carregar espingarda e ameaça esposa

TRÁFICO

Trio preso com mais de 200 quilos de cocaína em Dourados passa por audiência nesta quarta

FUTEBOL

Santos e Palmeiras se enfrentam hoje em clássico paulista; Corinthians também joga

Mais Lidas

VIOLÊNCIA

Técnica de enfermagem fratura costela ao ser agredida por paciente na UPA de Dourados

LUTO NA MÚSICA

Morre aos 33 anos Rodolfo Fávero, 'a voz bruta do sertanejo'

MAIS UMA VÍTIMA

Morador de Dourados tem prejuízo de quase R$ 15 mil após cair em golpe por mensagens

SP-613

Morador em Dourados é preso com quase 30 quilos de cocaína em rodovia de São Paulo