Menu
Busca sábado, 08 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Mulheres rurais terão atendimento contra câncer do colo de útero

25 fevereiro 2011 - 10h10

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS) recebeu esta semana uma unidade móvel equipada como um consultório médico para atender mulheres do meio rural que não tem acesso aos serviços de saúde. Mato Grosso do Sul é um dos três estados que recebeu a unidade móvel do Útero é Vida, o Programa de Prevenção do Câncer do Colo do Útero da Mulher Rural desenvolvido pelo sistema CNA/Senar. A unidade móvel tem capacidade para realizar até 90 procedimentos por dia e vai percorrer os municípios do Estado realizando gratuitamente exames papanicolau, fazendo prevenção e levando informações sobre o câncer do colo de útero.

O atendimento será feito em áreas rurais, prioritariamente em locais onde a população não tem acesso às unidades de saúde. “O Senar está ampliando sua atuação junto ao público rural. Nós levamos não só educação profissional, mas também prevenção na área da saúde. Com a unidade móvel do Útero é Vida, conquistamos a mobilidade para irmos até onde estão as trabalhadoras rurais que não tem acesso às unidades de saúde”, enfatizou a gestora de educação profissional do Senar/MS, Maria do Rosário de Almeida.

Durante o programa, as mulheres serão cadastradas e em seguida encaminhadas para palestras e coleta de material para a realização do exame preventivo. Em 2009, quando foi realizado um projeto piloto da iniciativa em MS, 518 mulheres dos municípios de Iguatemi, Inocência e Glória de Dourados
receberam o atendimento em postos de saúde. O perfil das participantes eram mulheres em idade sexual ativa que nunca haviam realizado ou que estavam com o exame atrasado há pelo menos dois anos.

Além de sensibilizar e conscientizar as mulheres do campo para a prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero, o Programa contribui para o aumento da auto- estima e qualidade de vida. Durante a realização das atividades, cada participante receberá um kit de beleza contendo cosméticos e produtos de higiene pessoal.

O Programa Útero é vida é realizado pelo Senar/MS em parceria com sindicatos rurais municipais. A unidade móvel do Programa deve começar a visitar o Estado em março. Podem participar mulheres trabalhadoras rurais, esposas ou filhas de produtores e trabalhadores rurais.


Câncer do colo de útero

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer do colo de útero é o segundo mais comum na população feminina e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4,8 mil vítimas fatais e apresenta 18,4 mil novos casos. Esse tipo de câncer é causado pela infecção do Papilomavírus Humano (HPV). A prevenção pode ser feita com o uso de preservativos e realizando anualmente o exame que detecta a doença.


Deixe seu Comentário

Leia Também

Comissão debate representatividade política das pessoas com deficiência
DIREITOS HUMANOS
Comissão debate representatividade política das pessoas com deficiência
Pauta do Plenário tem três MPs, Loteria da Saúde e proibição de reajuste de medicamentos
POLÍTICA
Pauta do Plenário tem três MPs, Loteria da Saúde e proibição de reajuste de medicamentos
Pesquisa mostra aprofundamento de desigualdades na infância
SAÚDE
Pesquisa mostra aprofundamento de desigualdades na infância
GERAL
Explosão de gás destrói restaurante em Belém
Ministério da Saúde anuncia distribuição de doses para próxima segunda
ASTRAZENECA
Ministério da Saúde anuncia distribuição de doses para próxima segunda
POLÍTICA
Secretaria da Mulher debate situação das domésticas na pandemia
DOURADOS
Polícia apreende drogas que seriam entregues à detento da PED
GERAL
Estágio de 20 toneladas de foguete chinês cairá na Terra até amanhã
POLÍCIA
PM prende pai e filho em Cassilândia
OPERAÇÃO PROLEPSE
Após denúncias de vizinhos, homem é autuado por incêndio em terreno

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher presa com armas, drogas e veículos mantinha relacionamento com interno da PED
JÓQUEI CLUBE
Jovem é presa em Dourados com armamento de uso restrito, drogas e veículo clonado
DOURADOS
Carga de tijolos cai de caminhão em rotatória na Coronel Ponciano; veja vídeo
BR-163
Colisão entre viatura e carreta termina com policial ferido