Policiais Militares Ambientais de Corumbá, em trabalho conjunto com o 6º Batalhão
de Polícia Militar deflagraram ontem, segunda-feira a “Operação Padroeira de Corumbá” e todo o efetivo está sendo utilizado na operação. Hoje, às 02h00, em fiscalização fluvial no Porto da Manga, região que está situada à margem do rio Paraguai, distante 60 Km de Corumbá, a fiscalização avistou pescado pendurado na área da varanda de uma casa. Logo ao entrar no quintal, os policiais avistaram mais pescado, redes de pesca, armas de fogo e munições.
Na casa, havia pessoas, porém ao perceberem a fiscalização saíram em fuga, abandonando os materiais e inclusive documentos pessoais, permanecendo no local somente Cintia Garcia da Costa Soares, de 25 anos, doméstica, residente na cidade de Corumbá.
Ela recebeu voz de prisão e foi encaminhada à delegacia de polícia civil, onde foi autuada em flagrante pelo crime de pesca predatória. A pena para este crime é de 01 a 03 anos de detenção. Ela também foi autuada administrativamente, sendo multada em R$ 3.800,00.
Durante a operação foram apreendidos: 134 quilos de pescado entre pintado, cachara, pacu e jaú; uma espingarda calibre 22; uma espingarda calibre 12; 39 munições calibre 22 intactas; duas redes de pesca, sendo uma de 80 metros e outra de 90 metros, malha de 17 e 19 cm respectivamente.
A Polícia Militar Ambiental poderá também identificar as pessoas que empreenderam fuga, devido os documentos abandonados. Todos responderão pelo crime ambiental e ainda pela posse de arma de fogo.