quinta, 10 de setembro de 2026
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Mulher é presa acusada de maltratar três idosas em Goiás

26 março 2008 - 17h32

A Polícia Civil de Goiás prendeu, no final da manhã desta quarta (26), Nilma de Fátima Alves Silva, 49. Ela é acusada de maus-tratos, de manter um abrigo clandestino para idosos e ainda de ter se apossado do cartão e fazer os saques dos benefícios da previdência social das pessoas que lá viviam.

O dinheiro seria usado em benefício da própria acusada, que também é acusada de fazer empréstimos consignados em nome das vítimas. O flagrante foi feito pela Delegacia da mulher de Aparecida de Goiânia, por meio de denúncia anônima.

Na casa, localizada no Bairro Veiga Jardim 2, em Aparecida de Goiânia, a polícia encontrou três mulheres com idades entre 60 e 70 anos. "Encontramos essas senhoras em situação crítica. Elas estavam trancadas em um quarto, com a porta amarrada por fora. Não tinha direito a alimentação adequada, não podiam sair e as condições de higiene eram subumanas", disse a delegada Karla Fernandes.

A delegada conta que encontrou a mais velha delas (Celi, 70) nua na cama em meio às próprias fezes. "Encontramos essa senhora numa situação deprimente. Ela tem problemas mentais, não consegue falar ou andar e está muito magra. Ela não tinha como reagir aos maus-tratos", disse a delegada. Após o flagrante, uma ambulância foi chamada ao local e providenciou o deslocamento dela para atendimento médico.

No quarto, haviam apenas duas camas. Com isso, uma delas era obrigada a dormir em um colchão estendido no chão e apresenta feridas nas pernas. Dona Esmeralda, 60, outra interna da casa, revelou à delegada que a dona do estabelecimento também a obrigava a fazer todos os serviços domésticos do abrigo clandestino. "Aqui é como uma cadeia. A gente trabalha e não recebe nada por isso", disse a interna

"Pelo que ela nos contou, tudo era feito por ela, sem nenhum pagamento. Trabalho escravo mesmo. A Nilma pegava o dinheiro do benefício delas e ainda a obriga a trabalhar", conta Karla Fernandes. A alimentação das abrigadas também era bem restrita. Em depoimento, uma delas contou que o cardápio diário era composto basicamente por arroz e tomate. Na geladeira do abrigo clandestino foram encontrados também algumas porções de carne, a maior parte imprópria para consumo.

A outra mulher encontrada no local é Tereza, 66, que também tem dificuldades para falar. Após o flagramte todas elas foram encaminhadas a um posto de saúde do município e atendidas por um geriatra. Depois foram à delegacia prestar depoimento. Até o final da tarde de ontem, os parentes das três idosas não haviam sido localizados. Com isso, elas seriam encaminhadas para um abrigo público, mantido pela prefeitura e ficarão à disposição dos parentes.

A acusada, que foi encaminhada algemada à delegacia da mulher, ainda tentou se justificar. Segundo ela, as abrigadas estavam no local sob consentimento de parentes, e os saques nos cartões também eram autorizados. "Não cometi nenhum crime. E vou provar isso. Acho que tem alguém querendo me prejudicar e por isso me denunciou", disse Nilma, logo após o flagrante.

Segundo a delegada, a acusada é reincidente. Em 1999, ela foi flagrada em um outro abrigo, no mesmo município e nas mesmas condições. "Só que, na época, ela disse que era apenas funcionária no local e acabou não sendo responsabilizada. Na época, também não tinha o Estatuto do Idoso. Agora é diferente. É crime previsto em Lei", afirmou a delegada. A polícia também acredita que, desde 99, Nilma tenha continuado a praticar o crime, em casas alugadas no município.

Nilma foi autuada com base em três artigos do Estatuto de Idoso: 99 (comprometer integridade física e exposição de idosos a locais insalubres), 102 (retenção ou desvio de benefícios de idosos) e 104 (apropriar-se do cartão de benefícios)- Esses crimes prevêem pena de 2 a 4 anos de prisão. A delegada também afirmou que Nilma pode ser indiciada por suposto crime de submeter terceiros a regime de escravidão.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Quinta-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados
TEMPO

Quinta-feira nublada com possibilidade de chuva em Dourados

Filhas morreram ao lado do pai meses após perderem mãe e avós
SEQUÊNCIA DE PERDAS

Filhas morreram ao lado do pai meses após perderem mãe e avós

Petrobras anuncia reajuste nos preços da gasolina para distribuidoras
ECONOMIA

Petrobras anuncia reajuste nos preços da gasolina para distribuidoras

Deputados autorizam a criação de 454 cargos no Ministério Público
EMPREGO

Deputados autorizam a criação de 454 cargos no Ministério Público

UEMS Dourados oferece 306 vagas em cursos de graduação para 2027
EDUCAÇÃO

UEMS Dourados oferece 306 vagas em cursos de graduação para 2027

JUSTIÇA

Dona de casa de prostituição é solta, sem contato com adolescentes

CINEMA

Seis filmes seguem na disputa para representar o Brasil no Oscar

CAPITAL

Guarda Municipal atira contra passageiro no interior de ônibus

FUTEBOL

Final única da Copa do Brasil 2026 será realizada em Brasília

RIO VERDE

Acusada de matar marido é irmã de mulher morta por companheiro

Mais Lidas

DOURADOS

Grupo anuncia reativação do Dourados Park Hotel após duas décadas fechado

INFORME PUBLICITÁRIO

Pedro Juan Caballero abre a temporada da Black Friday Shopping China

DOURADOS

Interno da PED morre no Hospital da Vida após ser socorrido com suspeita de agressão

TEMPO

Com alerta de tempestade a partir da noite, Dourados deve ter semana chuvosa