O Ministro dos Transportes, Anderson Adauto assinou ontem durante visita do presidente Lula à Corumbá os contratos para a restauração de 866 quilômetros de rodovias em Mato Grosso do Sul, com investimentos de R$ 103 milhões. Durante o evento foi assinado pelo ministro o contrato para a restauração da BR-262, no trecho entre Campo Grande e Águas Claras, com 183 quilômetros de extensão e que terá recursos de R$ 40 milhões.A BR 163, trecho entre Campo Grande e Sonora, também será contemplado com R$ 50 milhões para a revitalização de 388 quilômetros. O ministro autorizou ainda a licitação do projeto da ponte Maurício Joppert, na BR 267 divisa entre Mato Grosso do Sul e São Paulo, com valor estimado de R$ 10 milhões. Houve ainda a autorização do lançamento da licitação da recuperação da BR 262 entre Anastácio e Corumbá, que compreende 295 quilômetros, onde R$ 3 milhões devem ser investidos.Concreto-Na BR 262, entre Anastácio e Corumbá, o governo federal vai fazer a recuperação da rodovia em concreto, segundo informou o secretário executivo do Ministério dos Transportes, Keiji Kanashiro. O primeiro trecho da obra, que vai de Corumbá até a ponte do Rio Paraguai (trecho de 68 quilômetros), será o plano piloto para o uso de pavimento de concreto em rodovias federais.A aplicação da camada de concreto tem durabilidade de 30 anos, enquanto o asfalto possui vida útil de 10 anos. Keiji Kanashiro ainda explicou que a empresa de cimento será local, o que irá gerar renda dentro do próprio estado. “Conseguimos a redução em 12% do preço do cimento e sua estabilidade durante a obras, além da isenção de ICMS do produto utilizado no projeto pelo Governo do Estado”, explicou. A revitalização do trecho prevê a utilização de 46 mil toneladas de concreto, o que totaliza R$9,2 milhões.
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