A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS)divulgou, através de e-mail à imprensa, relação dos estádios regularizados para o inicio do Campeonato Estadual e, até o momento, apenas quatro clubes podem mandar seus jogos em casa.
Segundo a mensagem, apenas os estádios Laertão em Costa Rica, Virotão de Naviraí, Chavinha de Itaporã e Noroeste de Aquidauana estão aptos à receber os jogos. Os demais ainda precisam providenciar documentações pendentes.
Douradão
Casa do Sete de Setembro para a disputa do Estadual 2010, o Estádio Frédis Saldivar, o Douradão, está entre os que não tiveram seus laudos - PM, Bombeiro e Vigilância Sanitária - apresentados.
Na noite desta terça-feira houve uma reunião entre o presidente do Sete, Sidnei Camacho, o prefeito Ari Artuzi e o vereador Humberto Teixeira Jr. Segundo ele, o prefeito disse que fará o possível para que o Douradão não fique fora do Estadual. "O prefeito nos informou que está trabalhando junto com seus assessores para liberar o Douradão. Estamos preocupados com essa situação sim, mas à nós cabe apenas esperar que a situação seja regularizada", disse.
Segundo Leandro Carlos Francisco, diretor-presidente da Funced, orgão responsável pelo estádio, as medidas necessárias estão sendo tomadas. "O maior problema do Douradão é a segurança. Adequação de corre-mão, alarmes de incêndio e saídas de emergência. Todas essas pendências devem ser regularizadas em tempo hábil", informou.
Novas regras
Para Marcos Tavares, vice-presidente da FFMS, a situação de alguns estádios preocupa. Isso porque até o dia 18 de janeiro, as regras para emissão dos laudos necessários para a realização das partidas não tinham uma regra definida e cada orgão o fazia de acordo determinação própria. Agora isso mudou.
"Uma portaria do Ministério dos Esportes colocou regras definidas para a emissão desses documentos, o que não existia. Agora, tanto a PM como os Bombeiros e a Vigilância Sanitária devem preencher um formulário específico para a liberação desses estádios. Até então, um laudo simples de cada um deles bastava", salientou.
Prazo
Tavares explica que os clubes que pretendem estreiar em casa na primeira rodada da competição, dias 6 e 7 de fevereiro, devem apresentar os novos documentos até às 17h do dia 25 ou 26 de janeiro, respectivamente.
"Caso isso não aconteça, a Federação irá alterar os locais desses jogos para os estádios mais próximos que estejam em situação regular. No caso do Sete de Setembro, por exemplo, a partida seria realizada no estádio Chavinha, em Itaporã, ou no Virotão, em Naviraí", concluiu.
A primeira rodada do Campeonato Estadual prevê os seguintes jogos:
Dia 6 de fevereiro
17h - Morenão* - Comercial x Cene
19h - Douradão* - Sete de Setembro x Mundo Novo
20h - Arthur Marinho* - Corumbaense x Pantanal
Dia 7 de fevereiro
16h - Chavinha - Itaporã x Águia Negra
16h - SERC* - Chapadão x Costa Rica
16h - Madrugadão* - Misto x Aquidauanense
16h - Morenão - MS Saad x Rio Verde
* Estádios ainda sem laudos apresentados