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MS tem a maior participação na Olimpíada de Matemática

02 setembro 2005 - 12h20

Com 86,7% das escolas estaduais e municipais inscritas, Mato Grosso do Sul conquistou o primeiro lugar em participação na classificação nacional da 1ª Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep). A primeira fase da competição foi realizada no dia 16 de agosto, quando mais de 224 mil estudantes de 613 escolas fizeram a prova no Estado. A rede estadual de ensino foi representada, na primeira avaliação, por 160.408 alunos de 334 unidades escolares, o que corresponde a 92% de escolas estaduais.Campo Grande teve o maior número de escolas públicas inscritas na olimpíada. Foram envolvidos 81.131 estudantes de 161 unidades, o que representa 98,1% de instituições participantes. Atrás de Campo Grande ficou Fortaleza, com 90,1%, Curitiba, com 89,3%, Palmas, com 81,2% e Maceió, com 77,9% de escolas inscritas.As informações foram repassadas, ontem ao secretário de Estado de Educação, Hélio de Lima, e equipe, pela coordenadora regional da olimpíada, Elisabete Sousa Freitas, acompanhada de professores do departamento de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), que organiza o campeonato no Estado. “A Olimpíada de Matemática foi ótima porque movimentou as comunidades escolares”, afirmou Hélio. A Secretaria de Estado de Educação (SED) vai mobilizar as prefeituras, por meio da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), para que também ofereçam premiação aos alunos, professores e escolas - uma premiação paralela. De acordo com o secretário, a equipe da SED entrará em contato com a Secretaria de Educação de Campo Grande para organizar uma solenidade conjunta de premiação na Capital, possivelmente na Feira de Ciências.Os estudantes poderão receber medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas. Entre os premiados, serão selecionados 2.001 alunos que receberão treinamento com bolsa de iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq). Para os professores de matemática, serão oferecidos programas de aperfeiçoamento de 15 dias no Impa. Uma escola de cada estado brasileiro receberá laboratórios de informática. Cinco escolas de cinco municípios (um de cada região do País) irão ser contempladas com construções de quadras esportivas.

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