Menu
Busca segunda, 18 de outubro de 2021
(67) 99257-3397
PANDEMIA

MS tem 30 mil pessoas afastadas do trabalho devido a pandemia

24 setembro 2020 - 08h16Por Gizele Almeida com IBGE

A pandemia do coronavírus impactou em 30 mil pessoas afastadas do trabalho, em Mato Grosso do Sul, em agosto. Considerando a população de 1,2 mi de ocupados no mês, o percentual é de 2,5%.  Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgados na PNAD Covid-19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). 

O contingente vem caindo, pois eram 50 mil em julho e 69 mil em junho. O percentual é o menor do país. Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso também possuem um baixo percentual de pessoas afastadas do trabalho por conta do distanciamento social. No contraponto, o maior percentual é registrado no Acre, sendo de 12,4%. 


Já número de horas trabalhadas para as pessoas que estavam ocupadas voltou a crescer, refletindo a retomada gradual das atividades. O número médio de horas efetivamente trabalhadas de julho era de 35h, enquanto em agosto subiu para 36h. Em maio e julho eram 33 e 34h, respectivamente. 

Desocupação em MS permanece estável em agosto 

O total de pessoas desocupadas em MS se manteve estável em agosto com cerca de 134 mil, com uma taxa de 10,1%, mesmo percentual de julho. É a 4ª menor taxa do país, sendo Santa Catarina a menor (8,2%) e a Bahia a maior (18%). 

No Brasil, a população desocupada, que era de 10,1 milhões no começo da pesquisa, passou para 12,3 milhões em julho e, agora, 12,9 milhões de pessoas (aumento de 5,5% na margem e de 27,6% desde o início da pesquisa). A Região Sul foi a única a apresentar queda da população desocupada (-2,3%). Nordeste (14,3%) e Norte (10,3%) apresentaram as maiores variações.

Informalidade cresce no mês de agosto 

A pesquisa também revelou a variável de pessoas ocupadas e na informalidade. Mato Grosso do Sul tem cerca de 392 mil pessoas nessa situação no mês de agosto, aumento de 3,1% em relação a julho (380 mil). 

O proxy, que é o percentual de pessoas ocupadas como trabalhadores informais em relação ao total de pessoas ocupadas, isto é, trabalhadores informais/pessoas ocupadas x 100, das pessoas com 14 anos ou mais de idade em MS ficou em 32,6% (em julho era 32,1%). Isso representou a sétima menor porcentagem em termos das Unidades de Federação e a segunda posição da região Centro-Oeste. No Brasil esse percentual é de 33,9%. 

Em MS, 115 mil pessoas não conseguiram buscar trabalho devido à pandemia 

A pandemia e o isolamento social fizeram com que as pessoas não buscassem trabalho mesmo querendo trabalhar e não tendo ocupação. A população fora da força de trabalho, em agosto, foi estimada em 820 mil pessoas (em julho eram 827 mil). Deste total, 27,8% gostariam de trabalhar, mas não buscaram trabalho, e 14% (115 mil) não buscaram trabalho devido à pandemia ou à falta de trabalho na localidade, mas gostariam de trabalhar. Em julho, entre as pessoas que embora quisessem trabalhar não o fizeram, 15% alegaram como principal motivo a pandemia ou a falta de trabalho na localidade. 

Trabalho remoto

Mato Grosso do Sul tem o correspondente a 88 mil pessoas de pessoas ocupadas e não afastadas que trabalham de forma remota. Isso corresponde a 7,8% da população ocupada e não afastada do estado. Sendo assim, houve o mesmo percentual em comparação com o mês de julho. Em termos comparativos, no Brasil são cerca de 11,1% trabalhando remotamente. 

 

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRÊS LAGOAS
Ao ser abordado, homem diz passar fome e que precisa ser preso
BRASIL
PGR pede ao STF para aprofundar investigação contra Renan Calheiros
Bombeiros encerram buscas por idoso desaparecido há 11 dias
PANTANAL
Bombeiros encerram buscas por idoso desaparecido há 11 dias
EDUCAÇÃO
UFGD abre 457 vagas em cursos de mestrado e doutorado para 2022
CAPITAL
Sequestro que durou 1 hora termina com dois presos e reféns liberadas
EMPREGO
Divulgada abertura de Seleção da Agepan e convocação da Ageprev
CORUMBÁ
Motorista de aplicativo é sequestrada durante roubo na fronteira
204 MIL VAGAS
IBGE cancela concurso para o Censo 2022 e diz que devolverá inscrição
REGIÃO
Dupla é detida após invadir fazenda e abater animal da propriedade
UEMS
Inscrições abertas: Concurso público para docente de Medicina

Mais Lidas

TRAGÉDIA
Bombeiros encontram mais três corpos e número de mortos em naufrágio chega a seis
ROMA I
Acusados de estupro, mãe de menor e jovem responderão processo em liberdade
DOURADOS
PMA prende e autua dois pescadores em R$ 2,6 mil
DOURADOS 
Cidade não tem desabrigados, mas tempestade afetou dezenas de casas na periferia