Mato Grosso do Sul recolheu 48% a mais de embalagens vazias de defensivos agrícolas no primeiro semestre deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado. De janeiro a junho de 2005 foram 524 toneladas e no nos seis primeiros meses de 2004 foram 354 toneladas.
Em todo Brasil no primeiro semestre de 2005 já foram recicladas ou incineradas 9.171 toneladas de embalagens de agrotóxicos. O total processado pelo sistema de destinação final até dia 30 de junho indica um crescimento de 18% em relação ao mesmo período de 2004, quando foram registradas (entre janeiro e junho) 7.768 toneladas.
Apenas em junho foram devolvidas, em todo o país, 1.850 toneladas de embalagens. Estado que mais destina embalagens vazias de agrotóxicos, o Paraná encaminhou para destino final, até junho de 2005, 1.984 toneladas (13% a mais do que no mesmo período de 2004, quando foram processadas 1.751 ton).
Os agricultores do Mato Grosso, segundo Estado em devolução de embalagens, destinaram 1.946 toneladas de embalagens (10% a mais que o volume registrado no ano anterior: 1.769 ton). Em São Paulo, o volume dos recipientes entregues pelos produtores rurais soma 1.306 toneladas (7% a mais se comparado com o mesmo período de 2004).
As embalagens recebidas podem ter dois destinos finais: reciclagem ou incineração. Atualmente existem 16 artefatos produzidos através do material destas embalagens, como conduíte, cordas, embalagem para óleo lubrificante, madeira plástica, barricas de papelão, economizadores de concreto entre outros.
O programa de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas é gerido pelo inpEV, Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, que representa a indústria fabricante de produtos fitossanitários em sua responsabilidade de conferir correta destinação final às embalagens vazias dos agroquímicos aplicados na agricultura.
O Instituto atende às determinações da Lei Federal 9.974 de junho de 2000.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Estado inicia estudos técnicos para concessão da MS-112 e trechos das BR-158 e 436

Pescadores são autuados pela PMA por uso de tarrafas e petrechos ilegais
Jovem é presa a 2,5 mil quilômetros de casa com maconha que lhe renderia R$ 2 mil

Governo institui grupo técnico para coordenar ações de resgate de animais silvestres

Homem morre no Hospital da Vida uma semana após queda de telhado

Homem é socorrido com ferimentos na cabeça e mulher relata invasão

Caixa paga hoje auxílio emergencial a nascidos em junho

DOF flagra batedores e apreende caminhão com 11 toneladas de maconha

Mulher tem carro roubado ao parar no semáforo em Dourados

MS tem previsão de domingo com sol entre nuvens e máxima de 34°C
Mais Lidas

Motociclista é preso após passar 'fumando um baseado' ao lado de viatura

Interno morre após briga com companheiro de cela da PED

Arma de fabricação caseira é encontra em cela de interno morto
