Menu
Busca domingo, 31 de maio de 2020
(67) 99659-5905

MS ganhará primeiro campus do Instituto Federal

10 dezembro 2009 - 11h27

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar no dia 15, em Brasília, da solenidade que oficializa a implantação do primeiro campus do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul). A cerimônia será realizada no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Na ocasião, serão inaugurados simultaneamente 78 campi dos institutos federais em todo o país, inclusive o de Nova Andradina.

“A solenidade em Brasília marca oficialmente a inclusão de Mato Grosso do Sul na rede federal de educação profissional e tecnológica, um dos cinco Estados que não faziam parte deste projeto. A retomada dos investimentos no ensino profissionalizante é considerada um dos pilares do Ministério da Educação para o desenvolvimento do país”, avalia o reitor do IFMS, Marcus Aurélius Stier Serpe.

Em dezembro de 2008, o governo iniciou a reestruturação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando, através da lei n°11.892, os institutos federais. Além de prever novas unidades, a lei integrou o que antes eram os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), as escolas técnicas e agrotécnicas. Neste novo modelo, as instituições oferecem cursos técnicos de ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia, engenharias, licenciaturas e pós-graduação.

Em Mato Grosso do Sul, o Instituto Federal está em fase de implantação em sete municípios : Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas e Nova Andradina, o primeiro campus a entrar em funcionamento, após a autorização do governo federal para a contratação de professores.

“Com o início das atividades escolares previstas para o primeiro semestre de 2010, pretendemos fazer uma inauguração no município que deve contar com a presença do presidente Lula”, informou o reitor.

Durante a solenidade na capital federal, em comemoração ao centenário da educação profissional, será oficializada a implantação de cinco campi na região Centro-Oeste; 13 na região Norte, 15 no Nordeste, 18 no Sul e 27 no Sudeste, que somados aos já entregues, totalizam 100 unidades inauguradas este ano. Até o final de 2010, o Ministério da Educação pretende implantar mais 114 escolas técnicas, atingindo a meta de 354 campi.

Vão participar da cerimônia do dia 15 o Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, os reitores dos respectivos institutos federais, bem como os diretores de campus, além de governadores, parlamentares e prefeitos das cidades contempladas. O ato será transmitido ao vivo pelo TV NBr, canal a cabo da Radiobras, e pela TV MEC, via internet.

iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");

Deixe seu Comentário

Leia Também

DURANTE A PANDEMIA
Saiba quais foram as maiores lives musicais realizadas na internet
SOLIDARIEDADE
Ação de ONG leva roupas e itens de higiene para famílias de Campo Grande
BRASIL
Parques e igrejas de maior porte reabrem no DF na quarta-feira
CORRIDA ESPACIAL
SpaceX e Nasa lançam foguete com astronautas nos EUA
BRASIL
Cidade de São Paulo prorroga quarentena até 15 de junho
"RAÍZES"
Documentário sobre sacis filmado em MS tem estreia online em junho
EM MIRANDA
Mulher é estuprada após ser levada para quintal de residência
REDES SOCIAIS
Bolsonaro tira fotos sem máscara após ir a lanchonete em Goiás
NA CAPITAL
Criança fica ferida ao ser atropelada por moto em avenida de Campo Grande
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
EUA anunciam mais US$ 6 mi para ajudar Brasil no combate à pandemia

Mais Lidas

DOURADOS
Protocolo é seguido e mulher vítima do coronavírus é enterrada sem despedida de familiares
PANDEMIA
Estado alerta que Dourados deve ser cidade com mais casos de Covid-19 na próxima semana
MAIORIA JOVENS
Vítima fatal da Covid-19 faz parte da faixa etária com mais casos da doença em Dourados
POLÍCIA
Homem encontrado morto sob a ponte do Calarge tinha 38 anos