sexta, 24 de janeiro de 2025
Dourados
20ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

MS e Província do Chaco firmam termo de cooperação bilateral

22 fevereiro 2010 - 13h29

O governo de Mato Grosso do Sul e a Província do Chaco, na Argentina estarão a partir de hoje (22) estarão mais próximos nos campos da produção primária, da indústria, do comércio, das ciências e da cultura. O governador André Puccinelli e o governador da Província do Chaco, Jorge Milton Capitanich firmaram um termo de cooperação bilateral que dará aos estados a possibilidade de maior integração e intercâmbio.

Durante a visita da comitiva da Província do Chaco, o governador André Puccinelli apresentou um mapa e outras ilustrações sobre os projetos do governo estadual em diversas áreas. Entre os temos estão os tipos de modalidades de integração como rodovias, ferrovias e aeroportos. Puccinelli também falou sobre o zoneamento ecológico econômico para desenvolver regiões do Estado e comentou dos trabalhamos em andamento para a construção de linhas de energia. Além disso, ele lembrou dos investimentos que estão sendo realizado no setor sucroenergético. "Estamos incentivando diversos setores e começamos com onze e passamos para 21 usinas em nosso Estado", informou.

O termo de cooperação prevê o desenvolvimento de programas de ação para intercâmbio de experiências no campo científico-tecnológico, cultural, ambiental, produtivo, comercial, entre outras. O governador do Chaco falou que aquela Província têm muitos interesses em comum com o Mato Grosso do Sul e que está otimista quanto ao termo de cooperação que vai possibilitar uma integração maior.

"Queremos avançar nesta agenda de cooperação bilateral e temos interesses em comum como avanços no processo de produção de cana e açúcar. Temos interesse também na questão florestal e na tecnologia disponível, ou seja, uma perspectiva em comum de trabalhar em obras interessantes. Ambos estados têm produção agrícola, de madeira, florestal e potencialidade para produção industrial", ressaltou o governador do Chaco, Jorge Capitanich.

Para o governador André Puccinelli o termo de cooperação com a Província do Chaco vai trazer intercâmbio cultural, turístico, industrial e de relações comerciais bilaterais. "Tudo poderá se estabelecer a partir do primeiro passo com este convênio que firmamos. É importante que estejamos próximos porque as peculiaridades de produção agrícola, sucroenergética, de produção têxtil, de madeira podem fazer com que a interação de ambas as províncias possam crescer rapidamente e isso se dará com o diálogo direto e constante", afirmou.

A reunião contou com a presença dos secretários de Produção, Tereza Cristina Correa da Costa; de Meio Ambiente, Carlos Alberto Negreiros e do diretor da Vetorial Siderurgia, Gustavo Correa. Na oportunidade, a comitiva pôde conhecer os trabalhos da siderurgia com atuação em alguns municípios como Corumbá. "Foi interessante este contato com a comitiva da Província do Chaco e vamos fazer uma visita de campo. Temos um modelo muito bem sucedido de siderurgia de carvão vegetal que esta sendo implantado em Mato Grosso do Sul e é a proposta que queremos levar para a Província e contribuir para a integração dos dois Estados", finalizou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO

Homem é preso ao ameaçar jovem após desacerto comercial

ECONOMIA

Pé de Meia não vai ser interrompido, diz Haddad após reunião

CIDADES

Morto durante confronto com a polícia em Itaporã tinha 24 anos

Fórum na Suíça coloca MS na vanguarda da sustentabilidade
REGIÃO 

Fórum na Suíça coloca MS na vanguarda da sustentabilidade

SAÚDE

Bebê que chegou morta em hospital foi sufocada e queimada

EMPREGO

Sanesul abre vagas em concurso com salários de até R$ 7.863

POLÍCIA

Homem fica em estado grave ao ser espancado por vigilantes

REGIÃO 

Reunião da Fundesporte define detalhes do Festival de Verão 2025

JUSTIÇA

Juiz impõe tratamento psiquiátrico para mãe que matou o filho

IMPOSTO

Correios começam a entregar carnês do IPTU em Dourados

Mais Lidas

FURTO

Dono de transportadora de Dourados denuncia furto de carga de 34 toneladas de fertilizantes

CRIME PASSIONAL

Autor de homicídio viu foto da ex em rede social antes de invadir bar e atirar contra casal

DOURADOS

Preso, autor de assassinato em bar já tem passagem por homicídio

DOURADOS

Família relata que casal sofria ameaças de autor de assassinato em bar