O promotor do Patrimônio Público Luiz Antônio Freitas de Almeida recomendou à prefeita de Coxim, Dinalva Mourão (PMDB), que exonere seu irmão Rafael Garcia de Morais Lemos do cargo de secretário de governo. Apesar de ser uma recomendação - portanto a prefeita atende se quiser - o promotor alertou que se a demissão não acontecer em cinco dias, vai ajuizar ação contra Dinalva.
O promotor se baseou nos princípios de moralidade e impessoalidade que norteiam a administração pública para recomendar à prefeita a exoneração de seu irmão. “A afinidade familiar entre membros do poder é incompatível com o conjunto de normas éticas abraçadas pela sociedade brasileira”, destacou Almeida.
Ele lembrou, ainda, que a prática do nepotismo é repudiada pela Constituição Brasileira, pois revela forma de favorecimento intolerável que vai contra o princípio da impessoalidade e chega a ser uma ofensa à eficiência no serviço público.
Conforme o promotor, nem mesmo o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal), a respeito da súmula vinculante 13, resguarda o direito da prefeita nomear de seu irmão como secretário de Governo, pois a Constituição do Estado de Mato Grosso do Sul veda a contratação de parentes a qualquer título. PC de Souza
Rafael Garcia
No entendimento de Almeida, a criação do cargo de secretário municipal com o fim exclusivo de nomear um parente caracteriza desvio de finalidade.
A secretaria de Governo foi criada no último dia 15, dois dias depois a prefeita sancionou e no dia 20 empossou seu irmão. Um dia depois, o ex-vereador e defensor público, Clóvis Sylvestre Sant’Ana, protocolou representação contra a nomeação no MPE.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Contratação de mulheres em cargos de liderança cresceu 20% em 2020, mostra Page Executive
Homem fica nervoso ao ver policiais e é preso com mandado de prisão em aberto

Abel Ferreira pede tranquilidade ao Palmeiras na Final da Copa do Brasil

Embriagada, mulher bate carro em poste e vai parar na delegacia

Após cometer crime no Brasil, bandido foge para o Paraguai, mas acaba preso

PMA autua dois pescadores por pesca ilegal e apreende petrechos de pesca

TRF3 concede aposentadoria por invalidez a trabalhador rural portador de lombalgia

Pescadores são autuados por pescar em cachoeira

Ministro nega pedido do Coaf para suspender investigação sobre conduta de servidores

Empresa divulga balanço das atividades na MS-306 após 11 meses de concessão
Mais Lidas

Executado na fronteira era publicitário e morador em Dourados

Homem é assassinado na região de fronteira e autores deixam recado ao lado do corpo

Empresário morre em acidente que deixou outros três feridos
