A taxa de mortalidade por leucemia em crianças e adolescentes apresentou redução de quase 10% no Centro-Oeste nas últimas décadas, enquanto a média de redução nacional ficou em 6,3%. Os dados são do Inca (Instituto Nacional do Câncer).
Os avanços no tratamento e o diagnóstico precoce são apontados pelo Instituto como a causa da redução das mortes em crianças e adolescentes das regiões Sul e Sudeste, além do Centro-Oeste.
Nessa região, a queda nas estatísticas de mortes por leucemia na faixa de zero a 18 anos registrada entre 1979 e 2005, foi de 9,9%.
Já nas regiões Norte e Nordeste, os números cresceram mais de 80%. Entretanto, esse aumento é atribuído à melhoria no diagnóstico e na notificação dos casos.
Em MS, trabalho contra a doença é feito pela AACC-MS (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer), por meio da Casa de Apoio e do Hospital Regional. Pela entidade, é oferecido o suporte para que as instituições consigam bons resultados na melhoria do combate ao câncer.
Doença - A leucemia é provocada pelo acúmulo de células anormais na medula óssea. Ela provoca sintomas como anemia e gânglios inchados no pescoço e nas axilas. O tratamento é feito com quimioterapia e transplante.
Esse é o tipo de câncer que mais mata pacientes com idade entre zero e 18 anos, mas também é considerado o mais curável.
Dados do Inca apontam que 34,5% das mortes por câncer em pacientes de zero a 18 anos ocorridas entre 2001 e 2005 foram causadas por leucemia.
Deixe seu Comentário
Leia Também
'Emilia Pérez' vence, e 'Ainda Estou Aqui' fica sem o BAFTA

Polícia prende guerrilheira ligada a sequestro de pecuarista
Abono salarial do PIS-Pasep começa a ser pago nesta 2ª-feira
ECONOMIAUEMS oferta maior comodidade a bolsistas com benefícios via PIX
TÊNISJoão Fonseca está na final do ATP 250 de Buenos Aires 2025

Justiça decreta preventiva de estudante que matou atleta

SES alerta para importância da prevenção e diagnóstico da leucemia
Baixa escolaridade é fator de risco para declínio cognitivo no Brasil

Homem é assassinado durante a madrugada deste domingo

Disputa pela liderança e contra degola nos jogos de hoje pelo Estadual
Mais Lidas

Justiça condena sócio e empresa por abandono de obra que se tornou abrigo para moradores de rua

Operadora de caixa e colega são detidas após atacadista flagrar esquema de furto de mercadorias

Defesa Civil interdita quadra de escola com risco de desabamento
