O ex-jogador uruguaio Oscar 'Cotorra' Míguez, campeão do mundo em 1950 e maior artilheiro de seu país na história dos mundiais, morreu na noite de sábado em Montevidéu em conseqüência de uma parada cardiorrespiratória, informaram neste domingo fontes do hospital onde estava internado.
Aos 78 anos de idade, Míguez tinha sido internado na última quinta-feira no Centro de Tratamentos Intensivos (CTI) da Associação Espanhola Primeira de Socorros Mútuos, com um avançado quadro de afecção cardíaca, que não conseguiu superar.
É considerado umas das maiores glórias de todos os tempos, devido a sua extraordinária capacidade ofensiva que levou o Uruguai ao título da Copa do Mundo de 1950, ao derrotar na final o Brasil por 2-1, em pleno estádio do Maracanã.
Após a morte do extraordinário atacante, restam ainda três heróis do 'Maracanazo', Alcides Edgardo Ghiggia, autor do gol da vitória, Aníbal Paz e Juan Carlos González.
Com oito gols (cinco no Brasil em 1950 e três na Suíça em 1954), Míguez é ainda assim o maior artilheiro uruguaio na história dos mundiais.