sexta, 24 de janeiro de 2025
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Moka assumirá Comissão Mista de Orçamento do Congresso

05 fevereiro 2010 - 09h26

O deputado federal Waldemir Moka (PMDB) vai presidir a Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. A indicação de Moka foi feita pelo líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves. Pelo critério da alternância e da proporcionalidade, a presidência da comissão em 2010 caberá a um deputado do PMDB. O PT, de acordo com essa regra, deverá indicar o relator entre seus os senadores.

Esta é a primeira vez que um deputado sul-mato-grossense ocupa a presidência da comissão considerada a mais importante do Congresso. Em 2008, o senador Delcídio do Amaral (PT) foi o relator do Orçamento da União para 2009. Já o senador Ramez Tebet (PMDB), morto em novembro de 2006, relatou a proposta orçamentária de 1999.


De acordo com o líder do PMDB, a escolha de Moka se deve à experiência, a importância e à atuação do parlamentar sul-mato-grossense na Câmara dos Deputados. "É um dos melhores quadros do PMDB da Câmara, companheiro leal, conciliador e competente", declarou. Alves disse que Moka ocupará o terceiro cargo mais importante do Congresso depois dos de presidentes da Câmara e do Senado.

"Sinto-me honrado e agradecido pela indicação e ao mesmo tempo ciente da responsabilidade que vou ter para comandar essa comissão tão importante para o País", afirmou. "Quero honrar o meu partido, o meu Estado e sobretudo o Congresso nesse papel de comandar a discussão e aprovação do orçamento para o Brasil".

Moka informa que a prioridade para o momento será a discussão e a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2011. O Plano Plurianual para 2008 e 2011, explica, é que balizará a direção do Orçamento para o próximo ano. "A LDO é a peça que praticamente dará direção ao futuro orçamento do Brasil. E terá que estar aprovada antes do recesso do Congresso de julho", destaca o futuro presidente da Comissão de Orçamento.

Integrada por 84 parlamentares, sendo 63 deputados e 21 senadores, a Comissão de Orçamento do Congresso tem por atribuição apreciar os projetos de lei relativos ao Plano Plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais da União.

Também emite parecer sobre as contas apresentadas anualmente pelo presidente da República e sobre os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos na Constituição. A comissão também faz o acompanhamento e a fiscalização orçamentária, sem prejuízo da atuação das demais comissões do Congresso Nacional.


Deixe seu Comentário

Leia Também

BONITO

Homem é preso ao ameaçar jovem após desacerto comercial

ECONOMIA

Pé de Meia não vai ser interrompido, diz Haddad após reunião

CIDADES

Morto durante confronto com a polícia em Itaporã tinha 24 anos

Fórum na Suíça coloca MS na vanguarda da sustentabilidade
REGIÃO 

Fórum na Suíça coloca MS na vanguarda da sustentabilidade

SAÚDE

Bebê que chegou morta em hospital foi sufocada e queimada

EMPREGO

Sanesul abre vagas em concurso com salários de até R$ 7.863

POLÍCIA

Homem fica em estado grave ao ser espancado por vigilantes

REGIÃO 

Reunião da Fundesporte define detalhes do Festival de Verão 2025

JUSTIÇA

Juiz impõe tratamento psiquiátrico para mãe que matou o filho

IMPOSTO

Correios começam a entregar carnês do IPTU em Dourados

Mais Lidas

FURTO

Dono de transportadora de Dourados denuncia furto de carga de 34 toneladas de fertilizantes

CRIME PASSIONAL

Autor de homicídio viu foto da ex em rede social antes de invadir bar e atirar contra casal

DOURADOS

Preso, autor de assassinato em bar já tem passagem por homicídio

DOURADOS

Família relata que casal sofria ameaças de autor de assassinato em bar