terça, 10 de março de 2026
Dourados
21ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Ministério leva internet gratuita por meio da rede elétrica

20 abril 2007 - 15h10

Os moradores da cidade maranhense de Barreirinhas vão poder conectar gratuitamente à internet, a partir de julho deste ano, em 150 pontos entre escolas, postos de saúde, órgãos públicos, residências e pequenas empresas. O projeto experimental “Vila Digital” vai custar R$ 1,2 milhão e terá duração de dois anos.
O Ministério das Comunicações participa do projeto como cooperador técnico, por meio do programa Gesac (Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão). “Precisamos testar todas as tecnologias disponíveis, para levar a internet e o desenvolvimento em todas as localidades do Brasil”, afirmou o ministro das Comunicações, Hélio Costa.
 

Também integram o projeto a Eletrobrás (Centrais Elétricas Brasileiras), Eletronorte (Centrais Elétricas do Norte do Brasil), Cemar (Companhia Energética do Maranhão), a Prefeitura de Barreirinhas e a APTEC (Associação de Empresas Proprietárias de Infra-estrutura e Sistema Privados de Telecomunicações).
 

Quase 100% dos cabos de energia elétrica atingem as casas de Barreirinhas. A principal tecnologia a ser testada é a PLC (Power Line Communication), onde a velocidade de tráfego pode atingir 200 Mbps. “A velocidade é 20 vezes maior quando foram feitos os primeiros testes”, afirma o presidente da APTEC, Pedro Luiz Jatobá, que coordena o projeto.
 

 Barreirinhas foi escolhida para ser o projeto piloto porque tem um dos mais baixos IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do país, classificada na 5.287ª posição entre os municípios brasileiros. Com 40 mil habitantes, a cidade é a porta de entrada do Parque dos Lençóis Maranhenses, e tem um grande movimento de turistas, mas pouca infra-estrutura.
 

Porto Alegre (bairro Restinga) e Candiota (RS), Pirenopólis (GO), e São Paulo, capital (bairro Bexiga), também estão em fase de planejamento para fazerem os testes na rede elétrica.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Funcionário que gravou fogo em usina é demitido por justa causa
JUSTIÇA

Funcionário que gravou fogo em usina é demitido por justa causa

Bolsonaro pede ao STF para receber assessor de Trump na prisão
EX-PRESIDENTE

Bolsonaro pede ao STF para receber assessor de Trump na prisão

Apreendidas drogas em casa que funcionava como depósito
CORUMBÁ

Apreendidas drogas em casa que funcionava como depósito

Anvisa aprova medicamento indicado para crises de epilepsia
SAÚDE

Anvisa aprova medicamento indicado para crises de epilepsia

Engasgado com leite, bebê de 22 dias é salvo pelos bombeiros
CHAPADÃO DO SUL

Engasgado com leite, bebê de 22 dias é salvo pelos bombeiros

ECONOMIA

Senado aprova novos cargos no Executivo; impacto é de R$ 5,3 bi

MS

PRF realiza comandos de saúde com apoio da Carreta da Saúde

EDUCAÇÃO

Fies 2026: pré-selecionados têm 4ª-feira para completar cadastro

Professor que usou perfil de escola para pedir fotos a alunos é afastado

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.982 da Mega-Sena

Mais Lidas

ESTADUAL

Com empate no Douradão, DAC e Corumbaense podem disputar nos pênaltis a vaga para semifinal

INMET

Dourados está sob dois alertas de chuvas intensas até segunda-feira

POLÍCIA

Discussão após jantar termina com mulher agredida e marido preso em Dourados

DOURADOS

Licitação é aberta e Terminal Rodoviário passará por reforma parcial do prédio