quinta, 16 de janeiro de 2025
Dourados
28ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Métodos variados de depilação garantem pele bem cuidada

21 janeiro 2010 - 14h00

No verão, os pelos do corpo ficam mais expostos. Para eliminá-los, muita gente recorre à depilação e seus mais variados métodos, seja com cera quente, a laser, com linha, banho de lua... A reportagem fez um levantamento do que há no mercado e lista a seguir algumas opções para quem deseja curtir o verão com uma pele lisinha e bem cuidada.


COM CERA - Segundo a profissional Marina Tamoto, do Gilberto Cabeleireiros (SP), o salão trabalha com cera à base de mel em refil descartável (método roll-on) e cera caseira de mel (quente), ambas usadas em áreas maiores, como pernas, costas, peito e axilas. Em regiões menores e mais delicadas, são utilizadas ceras especiais com agentes calmantes e cicatrizantes. O ideal é retirar os pelos quando já estão crescidos (cerca de 3 milímetros). Assim, o intervalo preferencial para uma boa depilação é de 30 dias. Cuidado: depilar-se e ficar exposta ao sol pode causar manchas, pois a pele fica supersensível. O recomendável é esperar pelo menos 24 horas. A higiene deve ser rigorosa: recomenda-se utilizar lençol descartável nas macas, luvas, papel descartável especial para as depilações e ceras também descartáveis.


DEPILAÇÃO ARTÍSTICA - Tão popular quanto a caipirinha, a ousada "brazilian bikini wax" - ideia de esteticistas capixabas que têm salão em Manhattan - faz sucesso entre as americanas. Por aqui, as brasileiras também gostam de apimentar datas especiais com depilações sensuais, como fala a esteticista Dudda Nandez, do Studio Manuella Caputo (SP). No jogo da sedução, vale tudo: depilar os pelos pubianos formando as iniciais do nome do parceiro, fazer desenhos de coração, borboleta, bandeiras de times, tingir os pelos com henna, salpicar strass e fazer tatuagens adesivas (se a opção for deixar a virilha lisinha). Outro serviço diferenciado é a depilação da penugem do rosto, seguindo conceitos do visagismo.


BANHO DE LUA - No verão, há quem prefira clarear os pelos com este tratamento. Segundo a esteticista Teca Meleira, do Tampopo Hair Cutting Team (SP), jamais se deve passar água oxigenada direto na pele e tomar sol, procedimento que provoca manchas. O ideal é seguir todo o passo a passo para deixar os pelos dourados e a pele macia e hidratada. Segundo a profissional, a pessoa pode optar por clarear os pelos do corpo todo ou apenas os de uma região. Primeiro, a área da pele a ser descolorida recebe uma camada de parafina para evitar ardência; em seguida, é passado o pó descolorante específico de tom dourado, misturado à água oxigenada cremosa. Espera-se 20 minutos, quando o excesso do produto é retirado com sabonete líquido. Depois, é feita uma esfoliação e, por último, aplica-se um hidratante.


FRUTAS E CHOCOLATE - As empresárias Elaine Santana e Juliana Jorge, da Clínica de Estética Lydia Jordane (SP), trouxeram da Austrália para o Brasil o processo de depilação indolor Lycon, o preferido de Victoria Beckham, Uma Thurman, entre outras celebridades. O grande diferencial é que a depilação com as ceras importadas (disponíveis nas versões chocolate, apricô, morango, baunilha, óleo de oliva) consegue extrair pelos bem curtos, de até 1 milímetro. Primeiro é feita uma assepsia da pele com produto bactericida. Depois é aplicado um óleo pré-depilatório, que evita agressões à pele. São vários grupos de ceras com aplicações específicas, como "hot", para áreas delicadas (aplicada com espátula), e "strip", para áreas maiores do corpo. Segundo Elaine, a temperatura amena da cera torna a depilação mais confortável.


COM LINHA - A técnica que veio do Oriente elimina os pelos do corpo de forma higiênica e eficaz, deixando a pele lisinha. O procedimento é indicado para pessoas com peles sensíveis ou alérgicas à cera. Entre as vantagens, estão a maior durabilidade, o fato de não provocar manchas quando em contato com o sol, nem flacidez da pele e foliculite (pelos encravados), como explica Lucielma Rios, da Clínica Bem Estar Estética. Segundo a profissional, o vaivém da linha de algodão grossa, além de remover os pelos, promove um minipeeling, melhorando o aspecto da pele. A depilação com linha é minuciosa e, portanto, demorada. Esta é a razão pela qual é mais indicada para pequenas áreas do corpo, como buço, sobrancelhas, axilas, barriga, costas e nuca.


LASER - Os aparelhos utilizados na depilação a laser são desenhados para penetrar com segurança na pele e destruir os folículos do pelo, sem agredir o tecido ao redor. Quando o profissional pressiona o dispositivo na pele e o ativa, a luz penetra na região, chegando até o folículo do pelo, onde é absorvida pela melanina. Assim, é produzido um calor intenso, que destrói o folículo do pelo e inibe o seu crescimento. Há um ano no Brasil, a rede multinacional SkinMax trabalha com equipamentos específicos para peles claras (Laser de Alexandrita) e morenas (ND: Yag - GentleYag). Os clientes podem realizar suas sessões em qualquer uma das unidades SkinMax (SAC 0800-7749030), independentemente daquela onde tenha adquirido o tratamento.


EFEITO GELADO - A sensibilidade a dor ou desconforto, de acordo com a cirurgiã plástica e membro da Sociedade Brasileira de Laser, Alessandra Haddad, faz com que muitas pessoas desistam da depilação a laser. Segundo ela, o uso de pomada anestésica antes da depilação tem limitações, não sendo recomendável em áreas muito extensas do corpo, pelo risco de efeitos tóxicos. A solução encontrada pela médica foi a utilização do Freddo, equipamento que atua junto com o revólver do laser, resfriando a pele. O aparelho tem três opções de intensidade de temperatura, minimizando a sensação de calor ou ardência. O sistema de resfriamento da pele, segundo Alessandra, é indicado também para a pele negra - que, em geral, não reage bem ao laser.



BOXE


Fique atenta!


- O reaproveitamento de cera pode transmitir doenças, uma vez que o calor faz com que os poros se dilatem, facilitando a contaminação.

- Se a cera "quebra" facilmente na pele, é um mau indício: pode indicar que esta foi reutilizada.

- Confira a aparência da cera: deve ser cor de mel, clarinha, e não deve apresentar um cheiro ruim.

- Cera muito escura e com aparência de queimada pode ser um indício de que a mesma foi reaproveitada.

- Investigue a experiência da depiladora, pois hoje são oferecidos cursos rápidos, que não proporcionam a base necessária para a pessoa entender sobre a fisiologia do corpo, reação a produtos, como se deve agir em casos de foliculite (pelos encravados), etc.

- O mesmo aplica-se ao laser: somente profissionais habilitados e aptos podem manusear o aparelho.

- A pele não deve receber óleos nem cremes hidratantes horas antes de se começar a remoção dos pelos.

- Faça esfoliação na pele três dias antes da depilação e repita três dias depois. Isso evita a foliculite.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Preso na fronteira, brasileiro é expulso pela polícia do Paraguai
REGIÃO 

Preso na fronteira, brasileiro é expulso pela polícia do Paraguai

BIG TECH

Advogado diz que não vai mais representar Meta: 'Loucura neonazista'

NAVIRAÍ

Ossada humana é encontrada em área de preservação ambiental

MERCADO FINANCEIRO

Dólar sobe e fecha a R$ 6,05, de olho em atividade no Brasil

Após discussão, mulher de 26 anos é assassinada a golpes de faca
PARANAÍBA

Após discussão, mulher de 26 anos é assassinada a golpes de faca

EMPREGO

CREA/MS abre concurso com vagas imediatas e salários de até R$ 7,6 mil

AMAMBAI 

Homem é preso ao tentar emitir nova carteira de identidade

EDUCAÇÃO

Quase 3,8 mil pessoas têm nota para o Pé-de-Meia Licenciaturas em MS

CORUMBÁ

Prefeitura é alvo de investigação por inadimplência com o Fonplata

FLAGRANTE

Embarcação com cigarros eletrônicos é apreendida próximo a divisa entre MS e Paraná

Mais Lidas

DOURADOS

Azul deve ser primeira a operar em Dourados após homologação da pista do Aeroporto

FRONTEIRA

Irmãos são encontrados mortos às margens de estrada vicinal

LEI SANCIONADA

Parque dos Ipês ganha novo nome para homenagear primeiro arquiteto de Dourados

DOURADOS

Motorista envolvido em acidente fatal se apresenta à polícia, é ouvido e liberado