O MEC (Ministério da Educação) divulgou veto ao vestibular em cursos a distância em 108 polos (pontos de apoio presenciais obrigatórios) no Brasil, sendo dois em Mato Grosso do Sul.
A entrada de alunos está vetada na Unip (Universidade Paulista) de Jardim e Paranaíba. De acordo com a Folha Online, a estimativa do MEC é que, ao todo, os polos irregulares – pertencentes à Unip, Estácio de Sá, Cesumar (PR), Finom (MG) e Unisa (SP) - receberiam 10 mil alunos
Segundo o governo, os 108 pólos não estão credenciados e, por isso, não podem oferecer vagas no vestibular deste ano. As instituições têm dez dias para se explicar.
A reportagem do Campo Grande News tentou entrar em contato com a Unip nos polos citados pelo MEC em Mato Grosso do Sul, mas não obteve sucesso.
À Folha Online, a Unip informou que os seus 76 polos (em todo o país) apontados como irregulares estão de acordo com a lei: 33 foram autorizados pelo MEC há dois anos; nove estão em campi de cursos presenciais; e 34 estavam inativos na primeira vistoria por não terem alunos, mas a pasta permitiu que fossem abertos quando houvesse estudante.