terça, 10 de março de 2026
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

MEC prepara-se para a unificação ortográfica da língua portuguesa

25 maio 2007 - 08h25

O MEC (Ministério da Educação) aguarda a definição da CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) sobre a vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, para iniciar a modificação dos livros didáticos distribuídos nas redes públicas de educação básica. O objetivo do acordo é unificar a ortografia da língua portuguesa que, atualmente, é o único idioma do ocidente que tem duas grafias oficiais -- a do Brasil e a de Portugal.

Segundo Carlos Alberto Xavier, assessor especial do MEC, será preciso um intervalo de, no mínimo, um ano após o início da vigência do acordo para que os livros didáticos distribuídos pelo MEC contenham as mudanças ortográficas. "Teremos também um período de dois anos para adaptação à nova ortografia. Durante esse tempo, as duas formas ortográficas serão consideradas corretas", afirmou.

Com o acordo, as diferenças ortográficas existentes entre o português do Brasil e o de Portugal serão resolvidas em 98%. A unificação da ortografia acarretará alterações na forma de escrita em 1,6% do vocabulário usado em Portugal e de 0,5%, no Brasil.

Além de Brasil e Portugal, cinco países africanos -- Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe -- compõem a comunidade de quase 200 milhões de pessoas, nos três continentes, que têm o português como língua oficial.

No Brasil, o acordo ortográfico foi discutido no Congresso Nacional por mais de dez anos, aprovado em 2001 e logo em seguida sancionado pelo presidente da República. Em dezembro de 2006, o acordo foi sancionado pelo governo de São Tomé e Príncipe. Com isso, a CPLP poderá definir a data para início da vigência do acordo, pois o requisito estabelecido no último protocolo de mudança já foi atendido.

Principais mudanças

Alfabeto: o alfabeto, que atualmente possui 23 letras, será acrescido de mais três: k, y e w;

Trema: o trema será totalmente eliminado das palavras portuguesas ou aportuguesadas, sendo usado apenas em palavras derivadas de nomes próprios estrangeiros, como por exemplo mülleriano, de Müller;

Hífen: a regra para uso de hífen será simplificada;
Acentuação gráfica: não serão assinalados com acento gráfico os ditongos ei e oi de palavras paroxítonas, como assembléia, idéia e jibóia.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Jovem é esfaqueado em Dourados e tio é principal suspeito
ALDEIA BORORÓ 

Jovem é esfaqueado em Dourados e tio é principal suspeito

Adolescente de 17 anos é alvo de atentado a tiros na Chácara Califórnia
TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Adolescente de 17 anos é alvo de atentado a tiros na Chácara Califórnia

Hospital Regional de Dourados lança linhas de pesquisa e estudos
REGIÃO

Hospital Regional de Dourados lança linhas de pesquisa e estudos

Ação apreende cigarros e pneus contrabandeados na MS-162
MARACAJU 

Ação apreende cigarros e pneus contrabandeados na MS-162

Motorista morre após ser arremessado de veículo e atropelado por caminhão
BR-163

Motorista morre após ser arremessado de veículo e atropelado por caminhão

IMPROBIDADE

TJ/MS mantém condenação por contratações sem licitação

SAÚDE 

Dia Mundial do Rim terá mobilização com exames gratuitos

LOTERIA

Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 60 milhões hoje

DIREITO

Abertas inscrições para estágio na comarca de Ribas do Rio Pardo

ITAQUIRAÍ

Caminhoneiros gaúchos são presos após confusão com morte

Mais Lidas

INMET

Dourados está sob dois alertas de chuvas intensas até segunda-feira

ESTADUAL

Com empate no Douradão, DAC e Corumbaense podem disputar nos pênaltis a vaga para semifinal

POLÍCIA

Discussão após jantar termina com mulher agredida e marido preso em Dourados

DOURADOS

Licitação é aberta e Terminal Rodoviário passará por reforma parcial do prédio