Menu
Busca domingo, 09 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Marisa interpelará Ministro da Educação por falhas no Enem e Sisu

18 janeiro 2011 - 16h52

A senadora Marisa Serrano afirmou hoje (18/01), em Campo Grande, que pretende mais uma vez interpelar o Ministro Fernando Haddad pelas falhas que vem ocorrendo nos últimos dias no Enem e no Sisu – sistema utilizado pelos estudantes para selecionar vagas em universidades públicas.
Segundo a senadora, ela vem recebendo uma quantidade surpreendente de mensagens pela internet reclamando dos problemas de acesso ao Sisu, cuja capacidade de receber as inscrições está aquém do ideal. “É uma vergonha o que está acontecendo, isso mostra que o Governo não está dando a mínima para a educação”, disse ela.

“Estamos acompanhando com preocupação os problemas como vazamento de dados, falhas operacionais, erros grosseiros, tudo isso corroborado com a demissão do presidente do INEP, Joaquim Soares Neto, o que parece comprovar o desacerto total do sistema”, avaliou a senadora

Marisa chamou a atenção para a denúncia de um pai de aluno que possui um computador com 4 gigabytes e não conseguiu navegar pelo site do Sisu para fazer a inscrição a uma vaga na universidade. “Imagine os estudantes que moram na periferia e que usam computadores em lan houses (geralmente de baixa capacidade)”,afirmou Marisa indignada, reiterando que “o quadro de desigualdades tende a crescer caso estas distorções permaneçam”.

Para a senadora, está claro que o MEC tem um “grave problema de gestão”, visto que não consegue fazer funcionar um sistema que conceitualmente é bom, embora “venha sendo pessimamente administrado”.

Diante deste quadro, Marisa comenta alguns números para apontar a negligência do Ministério: “se cerca de 4 milhões de candidatos se inscreveram no Enem para disputar 83 mil vagas em 83 universidades federais, certamente qualquer administrador imaginaria que haveria uma demanda volumosa de consultas via intenet durante o processo de inscrição”, afirmou, concluindo assim que “o mínimo que poderia ser feito era dotar o sistema de infraestrutura adequada, o que parece não foi feito pelo Governo porque tudo é improvisado e não há nenhum planejamento”, criticou.

De acordo com Marisa, uma opção que poderia ajudar a superar o problema do Sisu seria utilizar o critério de regionalização dos sites para que o sistema não ficasse sobrecarregado e, com isso, todos pudessem compartilhar igualmente do acesso.

Neste aspecto, Marisa pretende enviar nos próximos dias carta ao Ministro Fernando Haddad solicitando informações sobre as reais condições técnicas e operacionais do Sisu, sobre o volume de investimentos feitos no setor nos últimos anos, e sobre qual o planejamento estratégico realizado para atender as demandas, alem de sugerir a proposta de que as inscrições sejam feitos por sites regionalizados e interligados. “Temos que pressionar o MEC a ser mais eficiente, pois disso depende o avanço de nossa sociedade no tocante ao futuro”, comentou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

PROCESSO SELETIVO
Abertas inscrições para seleção de estagiários de Direito em Bela Vista
FUTEBOL
Com Palmeiras classificado, Paulistão define confrontos das quartas
Motorista tem caminhão roubado e é mantido em cárcere privado
OFENSA
Motorista tem caminhão roubado e é mantido em cárcere privado
OPORTUNIDADE
Exército abre concurso com 440 vagas para preparação de cadetes
Caçador é preso com armas e munições escondidas em motor de veículo
NAVIRAÍ
Caçador é preso com armas e munições escondidas em motor de veículo
MARÍLIA
Jornalista esportivo Fernando Caetano morre aos 50 anos em São Paulo
CORUMBÁ
Morador de sítio é encontrado morto com perfuração no pescoço
CORONAVÍRUS
Com 38 mortes em 24 horas, MS ultrapassa 6 mil óbitos por Covid-19
CRIME AMBIENTAL
Empresa agropecuária é multada em R$ 58 mil por incêndio em pastagem
REGIÃO
Abertura de novos corredores dará mais competitividade ao agronegócio

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescentes flagrados em festa 'entregam' distribuidora que vendeu bebidas alcoólicas
BR-163
Colisão entre viatura e carreta termina com policial ferido
ACIDENTE
PRF diz que policial saiu andando de viatura após colisão com carreta
BR-163
Viatura da PRF estava com apenas um ocupante quando colidiu contra carreta