A senadora e ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (PV), afirmou, ontem, na Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul (Federasul), em Porto Alegre (RS), onde palestrou para empresários, que respeita e é amiga do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e disse que "dedicou 30 anos de sua vida ao barbudo" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que jamais seria hostil ao governo do petista.
"Eu sou amiga do ex-presidente Fernando Henrique e sou amiga e irmã do Lula. Tenho 30 anos da minha vida investidos naquele barbudo e não vai ser agora que eu vou ter uma posição hostil em relação ao seu governo", afirmou ela, rindo e arrancando gargalhadas da plateia.
Marina afirmou que, quanto mais uma pessoa gosta e ama a outra, mais é capaz de dizer a verdade. "Às vezes, é necessário que o filho saia de casa para que continue unido na mesma vizinhança, no mesmo bairro e na mesma rua", disse a senadora que deixou o PT e se filiou ao PV no final de agosto de 2009.
Marina afirmou que nunca fez uma oposição irresponsável ao governo do presidente Lula e não tem problemas em dizer que a agenda social do petista foi uma conquista para a inclusão social e para o País.
"Eu discordo de quem diz que o (programa) Bolsa Família é um programa puramente assistencialista. É um programa de transferência direta de renda, que faz a diferença. Quando esses recursos são internalizados no mercado local, geram um processo de inclusão - que vai desde o beneficiário direto, ao comércio local e ao agricultor familiar. O grande desafio é como sair do Bolsa Família para um processo de inclusão produtiva, que é um passo à frente, não é um passo atrás", disse a ex-ministra.