O vereador Marcelo Barros (DEM) continua na luta para tentar rejeitar na Câmara o aumento proposto para o IPTU pela Prefeitura de Dourados. Ele afirma que as colocações que estão sendo feitas pela administração para justificar a votação do projeto não procedem e tentam ludibriar a população. “Se o valor venal do imóvel aumentou por esta ou aquela razão, e como consequência o valor final do imposto é alterado, o único nome que sei dar para isso é aumento”, frisou o vereador.
Ele mostrou, analisando as declarações da prefeitura, que a assessoria de Artuzi tenta “tapar o sol com a peneira”. A prefeitura cuidou de espalhar na imprensa nos últimos dias que não era verdadeira a tese da oposição de que o IPTU estaria sendo aumentado em até 100 por cento do valor do ano anterior, e que o que realmente mudou foi o valor venal dos imóveis em razão das melhorias existentes. “Eles devem estar falando das melhorias relacionadas com os buracos nas ruas, a falta de medicamentos, e até mesmo a falta de manutenção de serviços”, contestou Marcelo Barros ao afirmar que continua a luta contra o aumento do imposto.
“Estamos inclusive mobilizando a sociedade para comparecer na sessão da próxima segunda feira na Câmara de Vereadores e exigir que o aumento do IPTU seja rejeitado, pois não há argumentos convincentes o suficiente para sua aprovação”, declarou o vereador democrata que não aceita a penalização do contribuinte com a adoção de um aumento que vem somente para resolver o problema de fluxo de caixa da prefeitura.
Marcelo lembrou que os administradores de Dourados “estão andando na contramão da história”, pois enquanto até mesmo o presidente Lula e o governador André baixam impostos de carros, produtos eletrodomésticos de uso popular e IPVA de motos, “aqui em Dourados o prefeito resolve aumentar tributos”.
“A prefeitura quer aumentar exatamente o imposto que a grande maioria da população paga, sem nenhum critério lógico ou explicações que justifiquem tal atitude”, afirmou Marcelo que avalia essa postura de Artuzi como a necessidade urgente de resolver para o próximo ano seus problemas de caixa. O vereador aponta para outras soluções que resolveriam o problema de recursos e pede que por parte da prefeitura haja mais criatividade na busca de mais dinheiro para as ações em Dourados.
Aliás, Marcelo Barros questiona a necessidade de aumento do IPTU diante das afirmações alardeadas pela prefeitura de que um volume muito grande de recursos foi conquistado junto aos governos federal e estadual com auxilio de parlamentares. “O que a gente percebe é que se fala muito e se faz pouco em Dourados. A gente ouve o anuncio de que existem recursos em abundância e depara com decisões como esta de pedir que a Câmara autorize o aumento de IPTU”, disse Marcelo.