Menu
Busca domingo, 09 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Marçal quer piscicultura fortalecida

21 fevereiro 2011 - 09h16

O deputado federal Marçal Filho (PMDB) esteve na última semana no Ministério da Pesca e Aquicultura, onde participou de uma audiência com a ministra Ideli Salvati para pedir apoio a cadeia produtiva do peixe da Grande Dourados. O presidente da Cooperativa MS Peixe, André Luiz Melhorança, acompanhou o deputado na reunião, onde foram expostas as principais necessidades dos piscicultores dos municípios da região Sul do Estado.
 
Uma das principais pautas da audiência foi o atraso na construção do frigorífico de peixe, no município. "Os recursos para empreendimento, que será custeado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, já existe, mas está retido por falta de agilidade da Prefeitura, que precisa concluir a primeira fase. Por isso viemos pedir que a ministra cobre rapidez na conclusão da obra", ressaltou o parlamentar.

Marçal lembra que já foi realizada uma solenidade, em junho do ano passado, onde foi lançada a ordem de serviço para a construção do frigorífico, com prazo de oito meses para conclusão. O prazo venceu no final de janeiro, desse ano e o setor continua sem o benefício. "Os piscicultores infelizmente ainda não podem contar com frigorífico de peixe. Quem perde com isso é Dourados e toda a região. Esse é um projeto que irá impulsionar a economia local, porque oferece uma nova alternativa de renda para os pequenos produtores", salientou o deputado.

Outra pauta da audiência foi à vinda da ministra a Dourados, em abril, para participar da Festa do Peixe. "Aproveitamos a oportunidade para convidar a ministra Ideli Salvati para vir ao município participar do evento e na oportunidade mostrar a ela todo o potencial da região para a produção de peixe. Ela ficou bastante animada com o convite e afirmou que irá se organizar para poder vir a Dourados" enfatizou Marçal Filho.

O secretário municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Maurício Peralta, disse que com a conclusão do frigorífico, o setor de piscicultura vai passar por uma mudança significativa, gerando de início, em torno de 1.500 empregos diretos e indiretos. "O projeto vem para estruturar melhor a atividade e aumentar a produção. O frigorífico vai possibilitar a realização de todo o processamento do peixe que sairá do frigorífico pronto para a comercialização", declarou o secretário.

O local terá a capacidade de processar cinco toneladas de pescado por dia e incluir a região na cadeia produtiva do peixe. "A atividade está em desenvolvimento em várias cidades da Grande Dourados, mas atende apenas a demanda regional", explicou Peralta.

O frigorífico do peixe funcionará numa área de aproximadamente 3,5 hectares, localizada na BR-163, próximo ao trevo de acesso ao município de Fátima do Sul. O projeto da expansão da piscicultura na região conta também com a participação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), produtores e pesquisadores, que definirão as estratégias para a atividade na região. Desde 2009 o Governo Federal já investiu mais de R$ 20 milhões em 12 municípios do Sul do Estado que estão se preparando para ampliar a produção pesqueira.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Integrantes de quadrilha que clonam cartões são presos
POLÍCIA
Integrantes de quadrilha que clonam cartões são presos
INVESTIGAÇÃO
Mulher foge ao ser flagrada com cocaína em Dourados
Com mais duas mortes, Dourados chega a 445 óbitos por coronavírus
PANDEMIA
Com mais duas mortes, Dourados chega a 445 óbitos por coronavírus
DOURADOS
Casal é preso após ser flagrado com drogas para interno
Após disparo, jovem é encontrado com ferimento na cabeça e morre no hospital
IVINHEMA
Após disparo, jovem é encontrado com ferimento na cabeça e morre no hospital
POLÍTICA
Bolsonaro faz passeio de moto em homenagem ao Dia das Mães
POLÍCIA
Homem é assaltado enquanto dormia em caminhão
CULTURA
Museu da Imagem e do Som abre para visitação instalação lúdica
TRÁFICO DE DROGAS
Jovem é presa com 60 cápsulas de cocaína na penitenciária de Dourados
Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 27 milhões

Mais Lidas

DOURADOS
Adolescentes flagrados em festa 'entregam' distribuidora que vendeu bebidas alcoólicas
BR-163
Colisão entre viatura e carreta termina com policial ferido
ACIDENTE
PRF diz que policial saiu andando de viatura após colisão com carreta
BR-163
Viatura da PRF estava com apenas um ocupante quando colidiu contra carreta