Menu
Busca segunda, 26 de julho de 2021
(67) 99257-3397

Mais duas dissertações de mestrado serão apresentadas amanhã

25 julho 2007 - 14h28

Amanhã as mestrandas Evelyn Iris Leite Morales e Edimara Côrtes Gonçalves Frescura, do Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, apresentam suas dissertações. As defesas acontecem na sala 4 do bloco 3, no campus III da instituição.

A mestranda Evelyn Iris Leite Morales apresenta, às 09h, a pesquisa Modificação do ecossistema Lagoa Itatiaia e análise da percepção ambiental da comunidade do seu entorno na região urbana do Bandeira, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A banca examinadora será composta pelos professores Eron Brum e Francisco Antônio Zpevak, da UNIDERP e Maria Goretti Dal Bosco, da Uems.

De acordo com Evelyn, depois da ocupação do entorno da Lagoa Itatiaia, desde a década de 1950, a população do bairro Tiradentes, em Campo Grande, vem observando as mudanças no local. "A começar pela rápida e não planejada ocupação nos demais loteamentos da região urbana do Bandeira, que resultou em impactos sobre a manutenção da lagoa, já que ela depende da água pluvial infiltrada no solo para sua composição, e com o aumento do número de construções de residências e comércio, o solo foi sendo ocupado e automaticamente impermeabilizado. Passados mais de 50 anos, a Lagoa Itatiaia foi revitalizada, a partir de estudos elaborados e executados pelo poder público municipal. A população percebeu as mudanças desta ação e identifica a lagoa hoje como uma bela paisagem inserida no contexto urbano", observa.

O capital humano e o desenvolvimento sustentável em municípios da fronteira sul do Estado do Mato Grosso do Sul é o tema da dissertação apresentada por Edimara Côrtes Gonçalves Frescura, às 14h. Participam da banca examinadora os professores Eron Brum e Celso Correia de Souza, da UNIDERP e Vanderléia Paes Leite Mussi, da Unigran. A dissertação discutiu os enfoques profissionais aplicados na elaboração e execução de uma proposta de Desenvolvimento Sustentável para os municípios de Amambai, Tacuru, Sete Quedas, Paranhos e Coronel Sapucaia, como fator de melhoria para a qualidade de vida e de um desenvolvimento regional, firmado na aplicação do conhecimento científico e do respectivo capital humano das diferentes áreas.

"O comentário de conceitos e objetivos do Direito Ambiental foram importantes tanto para o esclarecimento de aspectos legais necessários para a fiscalização e controle das ações desenvolvidas, como para o planejamento da proposta sustentável. Desse modo, a constatação de profissionais do Direito Ambiental foi necessária para entender os atuais procedimentos adotados pela gestão pública dos municípios. No tocante ao setor privado, pesquisou-se a aplicabilidade de diferentes profissionais nas atividades empresariais desenvolvidas no contexto ambiental, o conhecimento sobre o Desenvolvimento Sustentável e a visão da importância, por parte da empresa, do fator humano na organização como elemento de competitividade e colaborador na execução de ações que destaquem a responsabilidade social empresarial", explica.



De acordo com a mestranda, foram obtidos resultados que apontam "a carência de profissionais que subsidiem o trabalho ambiental na região, a falta de informação sobre a dinâmica sistêmica que trabalha, a discussão da sustentabilidade na sociedade no propósito de integrar as esferas econômicas, culturais, sociais, políticas e ambientais para oferecer melhores condições de vida à população e o desinteresse em constituir uma proposta de Desenvolvimento Sustentável que resulte no desenvolvimento regional. Observou-se ainda falta de integração e comprometimento dos agentes locais para a aplicação de ações imediatas em áreas urbanas degradadas, que podem ocasionar danos à vida da comunidade local", observa.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GOLPE
Mulher transfere R$ 4.300 após golpista se passar pelo filho dela
SAÚDE
Monitoramento aponta boa qualidade das águas subterrâneas de MS
Polícia apreende cerca de 500 quilos de pasta base de cocaína na MS-134
BATAYPORÃ
Polícia apreende cerca de 500 quilos de pasta base de cocaína na MS-134
Detran/MS dobra número de exames realizados no primeiro semestre
PRÁTICAS
Detran/MS dobra número de exames realizados no primeiro semestre
Caminhão que saiu de MS é apreendido no Paraná com maconha
TRÊS TONELADAS
Caminhão que saiu de MS é apreendido no Paraná com maconha
FUTEBOL
Justiça anula eleição de Caboclo na CBF e nomeia Landim interventor
TRÁFICO
Empresário é preso com 200 quilos de maconha que iriam para SP
UEMS
Mestrado ProfLetras abre inscrições para aluno especial
MEIO AMBIENTE
Homem de 41 anos é multado por danificar árvore em logradouro público
AVANÇO DA PANDEMIA
Brasil ultrapassa o número de 550 mil mortos pela Covid-19

Mais Lidas

DOURADOS
Revoltados por morte de adolescente, populares atacam casa de acusado
POLÍCIA
Adolescente de 13 anos morre após ser atropelado no Estela Porã; motorista fugiu
DOURADOS
Homem é esfaqueado na Rua Monte Alegre e encaminhado em estado grave ao HV
DOURADOS
Jovem bêbado é preso dirigindo em 'zigue-zague' na Presidente Vargas