sexta, 04 de setembro de 2026
Dourados
26ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Mais de 200 já perderam cargo por infidelidade partidária

23 abril 2008 - 07h47

Desde a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de 30 de outubro de 2007, que determinou que o cargo eletivo pertence aos partidos e não aos eleitos, o número de infiéis cassados passou de 200 em todo o País. Pelo menos 203 vereadores e um deputado federal, Walter Brito Neto (PRB-PB), perderam o mandato por trocarem de legenda.

 
O líder no ranking dos Estados é o Pará, que já determinou perda de cargo a 41 vereadores. Em seguida, aparecem Rio Grande do Sul (37), Piauí (27) e Paraná (23). Nenhum prefeito ou deputado estadual figura na lista de cassados. A Bahia é uma exceção à regra brasileira. Por conta própria, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) baiano considerou a resolução do TSE inconstitucional e indeferiu todos os pedidos de cassação encaminhados ao órgão. Com isso, mais de 500 processos estão parados.

Entre os Estados que levam adiante os processos de infidelidade, o Paraná aparece de novo, mas desta vez na liderança. O TRE paranaense recebeu 1.188 pedidos de cassação - cerca de sete por dia desde a adoção da regra. O volume é atribuído à atuação no Ministério Público Eleitoral do Estado, que solicitou a maioria das cassações. Logo atrás, aparecem o Piauí, com 981, São Paulo, com 887, e Minas Gerais, com 695.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Keliana cita várias pautas por uma vaga no Congresso
DOURADOS

Keliana cita várias pautas por uma vaga no Congresso

Homem é preso com quase 60 quilos de drogas em área rural
TERENOS

Homem é preso com quase 60 quilos de drogas em área rural

Morador é condenado a indenizar vizinho por ofensas de cunho racial
REGIÃO

Morador é condenado a indenizar vizinho por ofensas de cunho racial

Paixão: marido declara amor após ser esfaqueado pela esposa
AQUIDAUANA

Paixão: marido declara amor após ser esfaqueado pela esposa

Governo sanciona leis que criam e reestruturam fundos para a Justiça
BRASIL

Governo sanciona leis que criam e reestruturam fundos para a Justiça

CASSILÂNDIA

Homem perde R$ 280 mil em golpe do falso funcionário de banco

MEU NEGÓCIO MEU SUCESSO

Massa FM conclui projeto e entrega trailer novinho a ganhador do projeto de empreendedorismo

POLÍCIA

Ação integrada em MS prende dois investigados por tentativa de homicídio ocorrido no Paraná

EXPORTAÇÃO

Brasil avança na retomada das exportações de aves e mel para a UE

TRAGÉDIA

Duas pessoas morrem após estrutura desabar em obra de mercado

Mais Lidas

MEIO AMBIENTE

Leonardo DiCaprio e amigos se hospedam em fazenda no Pantanal

EDUCAÇÃO

Uems abre inscrições para processos seletivos com mais de 1,3 mil vagas

PARA TODOS OS GOSTOS

Dourados deve ter tempestade na sexta, instabilidade no fim de semana e sol no feriado

DOURADOS

Ministério Público cita outros envolvidos em denúncia e pede Júri Popular pela morte de Vitor Orsini