No ano 2050, a população da Terra terá atingido a inimaginável cifra de nove bilhões de pessoas. Mas na Rússia, o maior país do mundo, haverá apenas 100 milhões de habitantes. Isso, além de um dado, é uma advertência com numerosas e desastrosas conseqüências econômicas que o governo de Moscou não se cansa de escutar nos últimos anos. As autoridades, obrigadas pelas circunstâncias, promoveram uma série de medidas sociais de estímulo à natalidade. Mesmo assim, devido ao profundo nacionalismo russo, se recusam a abrir as portas do país à imigração, ainda que, de acordo com todos os estudos, só uma política de portas abertas possa salvar a Rússia do despovoamento.
No momento, a população do país é de 142 milhões de pessoas, e as estatísticas informam que ela caiu em cerca de um milhão de habitantes ao ano. Anatoly Vishnevsky, diretor da agência Demoskopa, crê que a única maneira de reverter a tendência seria acolher 700 mil imigrantes ao ano. Mas essa proposta enfrenta firme oposição política de parte do governo russo.
O medo da imigração, especialmente a procedente das antigas repúblicas soviéticas do Cáucaso ou da Ásia Central, é um sentimento generalizado na sociedade russa. As guerras na Tchetchênia serviram para estimulá-lo ainda mais, e as dificuldades econômicas dos anos 90 agravaram a situação. Os partidos e políticos nacionalistas, além disso, serviram de porta-vozes a idéias de oposição à presença de imigrantes.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Ana Paula Renault, Jonas Sulzbach e Leandro estão no Paredão

Estimativa aponta produção de 11 milhões de toneladas de milho

Medicamentos terão reajuste entre 1,13% e 3,81% a partir de abril

Após denúncia de ameaça, suspeito é preso com contrabando

Parque Tecnológico de Ponta Porã fortalece inovação na fronteira

Bolsonaro apresentou melhora na função renal mas segue na UTI

Corpo em estado de decomposição é encontrado em fazenda

Domingo tem clássico Santos e Corinthians pelo Brasileirão

Mercadorias de origem estrangeira sem documentação são apreendidas

Lançado curso de Agronomia com 60 vagas em Glória de Dourados
Mais Lidas

Taxa de lixo pode ser dividida em até 10 vezes em Dourados

Governo de MS diz ter bloqueado cartões sociais usados até para pagar motel

Árbitra de MS apita jogo do Brasileirão Série A neste sábado
