quinta, 15 de janeiro de 2026
Dourados
23ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Magistrados dizem que MP 410 é fraude certa no campo

26 março 2008 - 17h11

O debate em torno da MP 410/07, que cria a modalidade de contrato temporário de trabalhador rural por prazo de até dois meses dentro do período de um ano, sem carteira de trabalho, continua vicejando controvérsias e divergências. Agora, quem se posiciona contrariamente à medida provisória é a Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatrta).

A entidade distribuiu nesta quarta-feira (26), na sessão da Comissão de Trabalho da Câmara, manifesto “pela rejeição da MP 410/07”. No texto, a Anamatra adverte, que “emprego sem carteira assinada é caminho certo para ilegalidade e fraude no campo”.

A Associação adjetiva a MP de “nefasta” e também afirma que, “abre-se a possibilidade de utilização da citada modalidade de contratação para camuflar a contratação ilegal de trabalhadores e, até mesmo, servir de defesa nos casos de flagrantes de trabalho escravo ou degradante”, pontifica o manifesto.

“A Carteira de Trabalho, devidamente anotada pelo empregador, é direito do cidadão e não pode ser relegada a simples formalidade”, defende.

Leitor da Agência DIAP, em Monte Azul Paulista, município do estado de São Paulo, chama a atenção para o que a Anamatra está a antecipar: “aqui neste setor, os patrões já descumprem a lei de registrar a carteira, com esta lei [MP 410] eles vão nadar de braçada, isso é uma piada, tem que registrar, não custa nada, e é um direito de muitos anos.”

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) também não apóia a MP que cria a modalidade de contrato de trabalhador rural por pequeno prazo.
Segundo a central, “diante da possibilidade de abrir uma janela para a flexibilização dos direitos trabalhistas e para a precarização das relações de trabalho a CTB defende a imediata retirada desta MP do Congresso Nacional”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CONDENADO

Após decisão de Moraes, Bolsonaro é transferido para a Papudinha

MARACAJU

Homem é preso após tentar matar esposa com marteladas na cabeça

FUTEBOL

Flamengo entra na Justiça contra Gerson, por R$ 42,7 milhões

Mercadorias contrabandeadas são apreendidas em ônibus irregular
DESCAMINHO

Mercadorias contrabandeadas são apreendidas em ônibus irregular

Hospital Regional de Dourados já nasce 100% digital
SAÚDE

Hospital Regional de Dourados já nasce 100% digital

REGIÃO

Justiça eleitoral torna ex-prefeito de Nioaque inelegível até 2032

JUDICIÁRIO

Leia íntegra da decisão de Moraes sobre ida de Bolsonaro a Papudinha

NOVA ALVORADA DO SUL

Polícia apreende cigarros e agrotóxicos em meio a carga de madeira

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 2.960 da Mega-Sena

RIBAS DO RIO PARDO

Homem que trocava vídeos íntimos com criança é preso por estupro

Mais Lidas

ABASTECIMENTO

Manutenção na rede pode causar falta de água em cinco bairros de Dourados nesta terça-feira

DOURADOS 

Adolescente agride a mãe em condomínio de luxo e foge com carro da família

TRÁFICO

Lavoura para produção de 12 toneladas de maconha, é destruída na fronteira 

PARE E SIGA

Obras na BR-163 alteram tráfego em Dourados e em diversos trechos de MS