domingo, 16 de fevereiro de 2025
Dourados
33ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Lula reclama da escassez de álcool no país e cobra 'seriedade'

23 janeiro 2010 - 07h48

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou irritação com a recente alta do preço do álcool ao discursar nesta sexta-feira (22) na inauguração do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, em São Paulo.
 
“Não pode ser assim. O álcool quase acabou neste país porque não havia seriedade, nem havia um ajuste de conduta entre os empresários o governo, os produtores e a indústria automobilística”, disse Lula em referência à decadência do programa Proálcool, da década 1990. Ele cobrou 'seriedade' dos empresários do setor para que o etanol avance no mercado. "Para fazer o etanol um componente da matriz enérgética, é preciso que a gente tenha seriedade".
 
O presidente afirmou que pediu aos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Agricultura, Reinholds Stephanes, que agendassem uma reunião com representantes do setor para a próxima semana. “Se passarmos para o mundo a idéia de que não estamos dando sequer conta do mercado interno, não vamos vender no mercado externo”, ressaltou.
 
Lula cobrou dos empresários que não mudem seus planos de negócios de acordo com o melhor preço do álcool ou do açúcar. “Todo o trabalho de publicidade que estamos fazendo vai ruir quando perguntarem se garantimos a oferta”. 
Dilma e Serra
No mesmo evento, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, também discursaram. A ministra elogiou as iniciativas do governo federal, tanto da Petrobras quanto da Empresa Brasileilra de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na produção de tecnologias que favorecem a obtenção do álcool de segunda geração- aquele que é extraído a partir da quebra da celulose.

Por sua vez, Serra anunciou a criação do Centro Paulista de Bioenergia, com investimentos de 150 milhões, feitos com recursos obtidos com a venda da Nossa Caixa. “No caso de São Paulo, não queremos mais terras plantáveis para a cana-de-açúcar. Queremos aumentar a produção via tecnologia”, disse o governador.

Deixe seu Comentário

Leia Também

BUENOS AIRES

João Fonseca bate argentino e conquista seu 1° torneio da ATP

OSCAR BRITÂNICO

'Emilia Pérez' vence, e 'Ainda Estou Aqui' fica sem o BAFTA

Polícia prende guerrilheira ligada a sequestro de pecuarista
PARAGUAI

Polícia prende guerrilheira ligada a sequestro de pecuarista

SEU BOLSO

Abono salarial do PIS-Pasep começa a ser pago nesta 2ª-feira

ECONOMIA

UEMS oferta maior comodidade a bolsistas com benefícios via PIX

TÊNIS

João Fonseca está na final do ATP 250 de Buenos Aires 2025

PRISÃO

Justiça decreta preventiva de estudante que matou atleta

FEVEREIRO LARANJA

SES alerta para importância da prevenção e diagnóstico da leucemia

BRASIL

Baixa escolaridade é fator de risco para declínio cognitivo no Brasil

IVINHEMA

Homem é assassinado durante a madrugada deste domingo

Mais Lidas

DOURADOS

Justiça condena sócio e empresa por abandono de obra que se tornou abrigo para moradores de rua

DOURADOS

Operadora de caixa e colega são detidas após atacadista flagrar esquema de furto de mercadorias

DOURADOS

Defesa Civil interdita quadra de escola com risco de desabamento

DOURADOS

Mais de 70 contribuintes são notificados por dívida ativa