O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu nos últimos dias com aliados o cenário de queda de Renan Calheiros (PMDB-AL) da presidência do Senado. Discretamente, Lula já se movimenta para, caso se concretize a queda, que seus aliados no Senado elejam um nome simpático ao governo, informa reportagem desta sexta-feira da Folha (só para assinantes).
Renan é acusado de usar o lobista Cláudio Gontijo, da Mendes Júnior, para pagar aluguel e pensão à jornalista Mônica Veloso, com quem o peemedebista tem uma filha.
O presidente do Senado resiste a se licenciar do cargo e chegou até a dizer que a palavra "renúncia" não existe em seu dicionário. Por isso, na tentativa de não hostilizar o peemedebista, um eventual sucessor deveria receber o seu aval.
A reportagem informa que um nome que surge como possível de receber a bênção de Renan é o do líder da bancada do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO). Nos bastidores, Gerson Camata (PMDB-ES) também é lembrado. O senador José Sarney (PMDB-AP) teria dito a aliados que não deseja o posto e a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), líder do governo no Congresso, também tem se colocado fora da discussão.
A Folha informa ainda que Lula teme que uma eventual queda leve à eleição de oposicionista ou de aliado não-confiável aos olhos do governo, como Pedro Simon (PMDB-RS). As informações são do site de notícias da Folha Online.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cinema brasileiro vive momento de prestígio internacional

Hugo Calderano perde de algoz olímpico e cai em torneio na China

Em agenda na fronteira, Governador entrega pacote de obras em Antônio João

Moraes autoriza transferência de condenados no caso Marielle para RJ

Superaquecimento de ventilador teria provocado fumaça que assustou frequentadores da feira

Seleção feminina de basquete decide futuro no Pré-Mundial contra Mali

Vereador Nô destaca apoio da Câmara de Rio Brilhante à Apae com repasses que chegam a R$ 1,3 milhão

Ministério abre 310 vagas de especialização em enfermagem neonatal

Cartilha reforça atuação do Ligue 180 no enfrentamento ao tráfico de pessoas e trabalho escravo

Mulher trans é agredida e marcada com queimadura em formato de suástica nazista
Mais Lidas

Ação conjunta apreende carga de pneus contrabandeados do Paraguai

Taxa de lixo pode ser dividida em até 10 vezes em Dourados

Funcionário que gravou fogo em usina é demitido por justa causa

