O presidente do Paraguai, Fernando Lugo pediu que o Congresso Brasileiro aprove a Nota Reversa sobre a Usina de Itaipú que triplica os repasses brasileiros ao Paraguai de US$ 120 milhões para US$ 360 milhões. Foi durante o lançamento do livro “Itaipú, Águas que Valen Oro” (Itaipu, águas que valem ouro) de Efraín Enríquez Gamón, funcionário da binacional.
Lugo disse que cogita um encontro entre ele e o presidente Luís Inácio Lula da Silva para discutirem o assunto, “que pode ocorrer em Pedro Juan Caballero [Paraguai] ou Ponta Porã [Brasil]. Estou convencido, tenho certeza de que o Congresso brasileiro estará à mesma altura que o Congresso paraguaio e meu desejo é que 2010 seja um ano muito abençoado, brilhante, que possa trazer-nos o que caprichosamente, quem sabe, 2009 nos negou”, disse Lugo.
Segundo Fernando Lugo, o presidente Lula já tem até o livro de Gamón, que foi um presente dele. As informações foram divulgadas pelo jornal paraguaio ABC, que ressalta o fato de no Paraguai, o Congresso já ter aprovado o plano de aumento de recursos, no dia 6 de novembro. Brasil e o país vizinho já têm uma carta conjunta assinalando a possibilidade do acordo, datada de 25 de julho deste ano.