quarta, 22 de janeiro de 2025
Dourados
28ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Longen destaca importância de acordo bilateral entre MS e Província do Chaco

22 fevereiro 2010 - 15h30

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, destacou nesta segunda-feira (22/02), durante reunião na Governadoria, a importância da assinatura do termo de cooperação entre o Governo do Estado e o Governo da Província do Chaco, na Argentina, para o desenvolvimento de programas de ação para intercâmbio de experiências no campo científico-tecnológico, cultural, ambiental, industrial e comercial. “A assinatura desse protocolo de intenções é o início do trabalho de aproximação econômica com a Província do Chaco e acreditamos que, em pouco tempo, o resultado dessas ações de desenvolvimento deve começar a aparecer”, analisou.

Sérgio Longen ressaltou que esses acordos bilaterais firmados pelo Governo do Estado com missões de outros países sempre acabam por trazer resultados para o setor produtivo sul-mato-grossense. “Cada vez mais Mato Grosso do Sul mostra a sua força e pujança com o desenvolvimento do setor industrial. Estamos nos organizando e ampliando as nossas frentes”, disse, prevendo que o Estado e a Província da Argentina estarão mais próximos nos campos da produção primária, da indústria, do comércio, das ciências e da cultura.

O termo de cooperação bilateral foi assinado pelo governador André Puccinelli e pelo governador Jorge Milton Capitanich e possibilitará uma maior integração econômica entre ambos os Estados. “Foi importante essa visita, pois tanto Mato Grosso do Sul, quanto o Chaco são unidades produtivas importantes para o Brasil e para a Argentina. É essencial estarmos próximos porque as peculiaridades de produção agrícola, sucroenergética, de produção têxtil e de madeira podem fazer com que a interação de ambas as províncias possam crescer rapidamente e isso se dará com o diálogo direto e constante”, afirmou Puccinelli.

Já o governador Jorge Capitanich reforçou que a Província do Chaco tem muitos interesses em comum com Mato Grosso do Sul e está otimista quanto ao termo de cooperação que vai possibilitar uma integração maior. “Queremos avançar nesta agenda de cooperação bilateral e temos interesses em comum no processo de produção de cana-de-açúcar para se obter açúcar e álcool. Temos interesse também na questão florestal e na tecnologia disponível nesse segmento, ou seja, uma perspectiva em comum de trabalhar em obras interessantes para o desenvolvimento econômico das duas províncias”, analisou.

Jorge Capitanich ressaltou também que pretende iniciar com o Governo do Estado ações de interação na questão de logística de transporte, tanto ferroviário, quanto aeroviário e hidroviário. Essa aproximação bilateral entre Mato Grosso do Sul e Chaco já deve começar a render frutos para o Grupo Vetorial, que pretende instalar uma planta siderúrgica na cidade de Resistência, capital da Província de Chaco. “Estamos com um projeto inovador de expandir nossa atuação para a Argentina, inclusive já obtemos o licenciamento para o início da implantação da siderúrgica na capital da Província do Chaco”, revelou Gustavo Correa, sócio-diretor do Grupo Vetorial.

Gustavo Correa informou que a licença saiu no ano passado e, se não fosse a crise financeira mundial que assolou o segmento da siderurgia, já teria iniciado as obras. “Como a crise ainda não foi embora na nossa área, estamos esperando as coisas se normalizarem para retomar o empreendimento”, disse o diretor do Grupo Vetorial, esperando que até o fim deste ano a construção da planta siderúrgica na cidade de Resistência tenha início.

A reunião contou também com as presenças dos secretários Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (Produção) e Carlos Alberto Negreiros ( Meio Ambiente e Cidades), do superintendente do IEL, Bergson Amarilla, do vice-presidente da Famasul, Eduardo Ridel, da coordenadora da Agência de Investimentos, Comércio Exterior e Relações Internacionais do Chaco, Theresa Corina Durnbeck. do secetário de Planejamento e Avaliação de Resultados do Chaco, Raúl Oscar Codutti, do secretário de Produção e Ambiente do Chaco, Enrique Roberto Orban, entre outros.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Embriagado, homem tenta carregar espingarda e ameaça esposa
POLÍCIA

Embriagado, homem tenta carregar espingarda e ameaça esposa

Trio preso com mais de 200 quilos de cocaína em Dourados passa por audiência nesta quarta
TRÁFICO

Trio preso com mais de 200 quilos de cocaína em Dourados passa por audiência nesta quarta

Santos e Palmeiras se enfrentam hoje em clássico paulista; Corinthians também joga
FUTEBOL

Santos e Palmeiras se enfrentam hoje em clássico paulista; Corinthians também joga

Com ajuda de farejadores, polícia encontra mais de 200 kg de cocaína em caminhão
GUIA LOPES DA LAGUNA

Com ajuda de farejadores, polícia encontra mais de 200 kg de cocaína em caminhão

Geraldo Resende comemora construção de mais 300 casas populares em MS
HABITAÇÃO

Geraldo Resende comemora construção de mais 300 casas populares em MS

FUTEBOL

Operário estreia hoje na Copa Verde contra o Luverdense e mira Copa do Brasil

SEGURANÇA PÚBLICA

Riedel autoriza concurso com 400 vagas para investigador e escrivão da Polícia Civil

FUTEBOL

Segunda rodada do Estadual começa hoje com três partidas

CAARAPÓ

Polícia prende homem acusado de receptação e tráfico de drogas

AEROPORTO DE GUARULHOS

Preso PM suspeito de ser o segundo atirador em execução de delator do PCC

Mais Lidas

VIOLÊNCIA

Técnica de enfermagem fratura costela ao ser agredida por paciente na UPA de Dourados

MAIS UMA VÍTIMA

Morador de Dourados tem prejuízo de quase R$ 15 mil após cair em golpe por mensagens

BR-163

Radar flagra veículo trafegando a 200km/h em rodovia de MS

LUTO NA MÚSICA

Morre aos 33 anos Rodolfo Fávero, 'a voz bruta do sertanejo'