Menu
Busca sexta, 07 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Longa de animação 3D coloca país na briga com gigantes

20 janeiro 2011 - 09h23

Brasil Animado não é apenas mais um projeto da prolífica Mariana Caltabiano, criadora de personagens infantis como Gui e Estopa, no ar no canal pago Cartoon Network, e Zuzu, da série Zuzubalândia, já exibida pelo SBT. Ele é o primeiro longa-metragem de animação com tecnologia 3D do país, e chega inserindo a produção nacional num mercado dominado por gigantes como Pixar (de Carros) e Dreamworks (Kung Fu Panda). O filme, em que dois cachorros viajam pelo Brasil apresentando seus cartões postais e sua história, estreia nos cinemas nesta sexta-feira, dia 21, com 250 cópias.

O roteiro não é exatamente um esmero. Os personagens Stress e Relax, que como indicam os nomes são opostos complementares, surgem sentados sobre um sofá, lembrando as voltas que deram pelo país em busca de uma árvore rara, o Jequitibá Rosa. A história é então narrada a partir do presente pelos dois, que despejam informações sobre o espectador à medida que avançam em sua turnê por estados brasileiros.

A simplicidade do roteiro e o excesso de didatismo, no entanto, não parecem problema para a garotada. Em pré-estreia promovida no último sábado, em São Paulo, era possível ouvir risadas a todo instante. As piadas, realmente, mantêm um bom nível, atraem e entretêm os pequenos espectadores. E o didatismo é uma forma encontrada pelo filme de passar ao antenado público infanto-juvenil informações que eles ainda não encontraram na internet.

Outros atrativos do longa são a trilha sonora, com Ed Motta e Simoninha, a aparição em forma de desenho de personalidades brasileiras e a sua linguagem híbrida. As cenas misturam animação a imagens reais, no estilo Uma Cilada para Roger Rabbit, de 1988. Assim, é possível ver o Pão de Açúcar verdadeiro, enquanto Relax e Stress apresentam o local e fazem rir. As imagens em 3D, captadas pela TeleImage, também agradam.

Entre os personagens reais transformados em animação, estão a modelo Gisele Bündchen, por quem Stress se apaixona no Rio Grande do Sul, e o tenista Gustavo Kuerten, que aparece comendo banana – o tenista devorava unidades da fruta para se precaver de cãimbras durante as partidas – encostado a uma prancha de surfe numa praia de Florianópois.

Jornalista de formação, Mariana Caltabiano, de 38 anos, também produz conteúdo adulto. É dela o livro que tornou conhecida a história de Marcelo Nascimento Rocha, um mentiroso compulsivo que se dizia dono da empresa aérea Gol, base para o filme VIPs, com Wagner Moura. O longa dirigido por Toniko Melo toma emprestado o título do livro da jornalista, que agora se prepara para fazer sua própria versão cinematográfica da história, mas em formato documentário. Histórias Reais de um Mentiroso deve entrar em cartaz em março.


Deixe seu Comentário

Leia Também

Debate da reforma administrativa virtual será dia 11, na Câmara de Vereadores às 18h30
TV DOURADOS NEWS
Debate da reforma administrativa virtual será dia 11, na Câmara de Vereadores às 18h30
RIO NEGRO
Após prisão, jovem que furtou garrafas em comércio é libertado
Nelsinho Trad alerta para falta de insumos em cirurgias do coração
SAÚDE
Nelsinho Trad alerta para falta de insumos em cirurgias do coração
Acontece nesta sexta-feira o "Dia D" de arrecadação de agasalhos
DOURADOS
Acontece nesta sexta-feira o "Dia D" de arrecadação de agasalhos
PANTANAL
Corpo de Bombeiros faz alerta sobre queimadas no período de estiagem
CAPITAL
Delegado que bateu em caminhão na BR-060 morre em hospital
TEMPO
Sexta-feira com nevoeiro ao amanhecer e aumento de nuvens em Dourados
STJ
Advogado acusado de matar ex-lider do PSL sofre nova derrota na Justiça
IBGE
Governo recorre da decisão do Supremo sobre realização do Censo 2021
Motorista perde o freio e caminhão carregado com frangos colide em carreta

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher presa com armas, drogas e veículos mantinha relacionamento com interno da PED
DOURADOS
Pancadaria em motel termina na delegacia com três pessoas detidas
JÓQUEI CLUBE
Jovem é presa em Dourados com armamento de uso restrito, drogas e veículo clonado
DOURADOS
Carga de tijolos cai de caminhão em rotatória na Coronel Ponciano; veja vídeo