quarta, 15 de janeiro de 2025
Dourados
25ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Lombadas eletrônicas começam a multar a partir de sábado

31 dezembro 2009 - 08h58

Os condutores de carros e motocicletas de Dourados precisam ficar atentos com relação à velocidade dos veículos dentro da cidade. A partir de sábado, as lombadas eletrônicas instaladas no município já começam a emitir multas para veículos que ultrapassarem os 30 km/h, velocidade máxima permitida pelos redutores de velocidade. Segundo a prefeitura, no total serão de 35 a 40 equipamentos instalados na cidade, mas apenas 10 já foram aferidos e começam a emitir multas depois de amanhã. A previsão é que todos os equipamentos sejam instalados até o final de fevereiro de 2010.
A emissão de multas pelas lombadas eletrônicas gerou polêmica e, por decisão do governador André Puccinelli (PMDB), o prazo foi prorrogado até 2 de fevereiro. Segundo o Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito), todas as notificações emitidas antes desta data serão automaticamente desconsideradas.
Segundo o diretor de Trânsito da Prefeitura de Dourados, Osmar Farias Borba, dez equipamentos já foram aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) e, portanto, já estão programados para emitir as multas. Eles estão instalados em vários pontos da cidade: na avenida Marcelino Pires, em frente ao terminal rodoviário e à antiga Feira do Produtor; na rua Coronel Ponciano, em frente ao Estádio Douradão; na avenida Weimar Torres, em frente à escola Menodora Fialho de Figueiredo e perto do Ferro Velho Ouro Verde; na rua Hayel Bon Faker, entre as antigas W-6 e W-7; na rua José Roberto Teixeira, em frente à Seleta; na avenida Indaiá, próximo ao clube Indaiá; na avenida Guaicurus, em frente ao Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e na avenida Presidente Vargas, em frente à escola Pedro Palhano, na saída para Itaporã.
Segundo Osmar Borba, outros equipamentos continuam sendo instalados na cidade pela empresa paranaense Perkons S/A, mas só iniciam a emissão de multas 30 dias depois de serem aferidos. Novamente, segundo Borba, o condutor precisa ficar atento. “As lombadas só podem emitir multas depois de aferidas, mas o redutor de velocidade deve ser sempre respeitado, independente de estar multando ou não”, disse ele. “Mesmo antes de iniciar a emissão de multas, a lombada já funciona em caráter educativo, com a única intenção de reduzir a velocidade na via”, destaca.
Segundo o diretor, a previsão é que, no total, sejam instaladas entre 35 e 40 lombadas eletrônicas em toda a cidade. A ordem de serviço é expedida pelo Detran/MS e a expectativa é que todo o serviço seja concluído até o final de fevereiro. “Ou seja, até o final de março é provável que todas as lombadas já estejam multando”, ressalta Borba, ao lembrar que o condutor douradense já está habituado a este tipo de fiscalização. “Há quatro anos atrás já tinha lombada eletrônica em Dourados; não é novidade para nenhum motorista”, acrescenta.
iniciaCorpo("12;11;14;12;16;13;18;14");

Deixe seu Comentário

Leia Também

ECONOMIA

Contas do governo têm déficit de R$ 4,5 bilhões em novembro

Carro com bebê a bordo tem roda e porta arrancadas por caminhão
IVINHEMA

Carro com bebê a bordo tem roda e porta arrancadas por caminhão

BRASIL

Nova PEC da Segurança reforça autonomia de governadores

REGIÃO 

Homem vai à polícia após ter cheque adulterado para R$ 7 mil

CORUMBÁ

Recadastramento obrigatório de servidor começa nesta quarta-feira

PONTA PORà

Motociclista de 49 anos é raptado à luz do dia na fronteira

TURISMO

Voos internacionais: Brasil bate recorde com 24 milhões de passageiros

CAMAPUÃ

Acidente envolvendo caminhonete mata duas pessoas na BR-060

CINEMA

Filme 'Ainda Estou Aqui' é indicado ao BAFTA, o 'Oscar britânico'

Jovem sul-mato-grossense morre atropelada por ônibus no Paraná

Mais Lidas

DOURADOS

Azul deve ser primeira a operar em Dourados após homologação da pista do Aeroporto

FRONTEIRA

Irmãos são encontrados mortos às margens de estrada vicinal

LEI SANCIONADA

Parque dos Ipês ganha novo nome para homenagear primeiro arquiteto de Dourados

DOURADOS

Motorista envolvido em acidente fatal se apresenta à polícia, é ouvido e liberado