domingo, 14 de junho de 2026
Dourados
22ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Lembo: tirar presos de SP prejudica investigações

18 agosto 2006 - 14h23

O governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PFL), afirmou hoje que transferir presos perigosos de penitenciárias paulistas para o presídio federal de Catanduvas (PR) poderia prejudicar a fonte primária de informações das autoridades estaduais, criando novas barreiras na hora de interrogatórios. "Temos um problema. Vale a pena retirar (os presos) de São Paulo e perder a fonte de informação imediata?", questionou Lembo, acrescentando que, para novos interrogatórios, seriam necessários mais burocracias e deslocamentos. "Portanto, temos pensado nisso com muito equilíbro e não existe nenhum preconceito contra Catanduvas da nossa parte. Ao contrário", disse Lembo após uma reunião entre órgãos de segurança de São Paulo e as Forças Armadas para oficializar a cooperação entre os governos federal e estadual contra o crime organizado. O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, presente no evento, reforçou que as vagas na penitenciária de segurança máxima de Catanduvas para o governo paulista estão à disposição, mas que a decisão de transferências era das secretarias de Administração Penitenciária e de Segurança Pública do Estado. A crise de segurança de São Paulo se agravou em maio, com rebeliões em presídios e ataques a alvos policiais, justamente após o governo do Estado isolar líderes de facções criminosas que agem dentro das cadeias. Considerado o líder do grupo criminoso Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Camacho, o Marcola, foi transferido em maio para Presidente Bernardes, no interior de SP. Lembo afirmou não temer uma nova retaliação de criminosos no caso de uma possível transferência e disse que os principais líderes estão "à mão" das autoridades, em Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que os deixam isolados em presídios de segurança máxima, como Marcola. A penitenciária de Catanduvas, inaugurada pelo governo federal em junho, teve como primeiro preso em suas dependências o traficante Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, transferido em julho.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

Homem morre preso às ferragens após batida entre veículos
JARDIM

Homem morre preso às ferragens após batida entre veículos

Com demarcação parada, terenas ocupam fazenda em Sidrolândia
CONFLITO

Com demarcação parada, terenas ocupam fazenda em Sidrolândia

Helicópteros batem no ar, explodem e deixam 6 mortos no Rio
TRAGÉDIA

Helicópteros batem no ar, explodem e deixam 6 mortos no Rio

Hamilton quebra jejum e volta a vencer após quase dois anos
FÓRMULA 1

Hamilton quebra jejum e volta a vencer após quase dois anos

Polícia Rodoviária apreende 245 quilos de drogas na fronteira
TRÁFICO

Polícia Rodoviária apreende 245 quilos de drogas na fronteira

JUNHO VERMELHO

Hemosul Móvel visita vários municípios de Mato Grosso do Sul

FUTEBOL

Alemanha e Holanda estreiam hoje na Copa do Mundo 2026

Homem morre baleado após discussão por acidente de trânsito

LOTERIA

Confira as dezenas sorteadas do concurso 3018 da Mega-Sena

GOIÁS

Queda de avião de pequeno porte neste sábado mata avô e neto

Mais Lidas

STREAMING

Após 6 temporadas, Evandro não terminou: por que Impuros se tornou maior série criminal brasileira

DOURADOS

Quadrilhas campeãs da Festa Junina recebem premiação

DOURADOS

Moradora do Água Boa denuncia uso indevido de dados no SUS

CLIMA

Dourados entra em novo alerta de tempestade com risco de granizo neste domingo