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Lançada campanha para estimular uso de telefone público

21 outubro 2003 - 07h42

A empresa de telefonia Brasil Telecom lançou este mês uma campanha de incentivo ao uso de telefone público (os populares orelhões). Em Mato Grosso do Sul, a população conta com 14.359 aparelhos instalados nos 76 municípios do Estado, sendo 5.417 em Campo Grande. De janeiro a setembro deste ano, foram instalados 554 telefones de uso público no Estado, é, aproximadamente um orelhão para cada 139 habitantes. A guerra para uma maior ocupação dos telefones públicos é justamente contra o preço das ligações feitas com o uso de celulares. A economia, segundo o cálculo da Brasil Telecom, chega a ser até 20 vezes menor, utilizando os telefones públicos, instalados estrategicamente nas cidades. Uma hora de ligação feita do orelhão sai por R$ 2,85, enquanto que no celular a conta não sai por menos de R$ 57,60. Conforme a economista Adriana Mascarenhas Braga, a diferença para quem ganha um salário mínimo representa uma economia de quase 24%. "Uma hora de ligação no orelhão representa um gasto de 1,19% no orçamento de uma família que ganha R$ 240,00, já uma hora de celular chega a comprometer 24% do orçamento da mesma família", comenta. Para a copeira Ivete Valêncio Isaac, a economia com o uso do orelhão acaba representando no orçamento um ganho de 15 dias. Mesmo possuindo aparelho celular, ela sempre procura um orelhão para fazer as ligações locais e interurbanas. "Enquanto com um cartão de 20, uso apenas em três quatro ligações no celular, a mesma quantidade de crédito dura quinze dias para mim", diz, informando que no salário de R$ 250,00 que recebe a economia da utilização do fixo é substancial no fim do mês. Dois cartões telefônicos também foram lançados pela empresa de telefonia, incentivando a utilização dos telefone públicos e a redução dos gastos. Cada cartão tem quarenta créditos e já está sendo comercializado no Estado e em toda área de atendimento da Brasil Telecom. Os cartões trazem a campanha da empresa e informação sobre a economia de preferir o telefone fixo ao aparelho celular.  

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