Menu
Busca sexta, 07 de maio de 2021
(67) 99257-3397

LabSenai Alimentos ajuda indústrias na controle de qualidade

11 março 2011 - 09h54

A infraestrutura do LabSenai Alimentos montada no CetecSenai Dourados está auxiliando as indústrias da região no controle da qualidade dos produtos da área de alimentos. Para se ter uma idéia, durante todo o ano passado, primeiro ano de operação do laboratório já incluindo o CPA (Centro de Processamento de Alimentos), Prumo Alimentos (Programa de Unidades Móveis) e serviços técnicos e tecnológicos, a unidade atendeu 300 empresas da área de alimentos, realizando 4.765 ensaios físico-químicos e microbiológicos.

Além disso, para suprir as demandas apresentadas pela indústria, foram necessárias 987 horas de atendimento para concluir 17 consultorias em serviços técnicos e tecnológicos. A responsável pelo LabSenai Alimentos, médica-veterinária Stella Fernanda de Aquino Oliveira, ressalta que a infraestrutura da unidade é um complexo que utiliza tecnologia de ponta para atender as necessidades da indústria e conta com profissionais altamente qualificados, ambientes tecnicamente adequados, excelência de serviços e atendimento integral.

Ainda de acordo com Stella Oliveira, entre os serviços de consultoria realizados estão à implantação de programas de autocontrole, desenvolvimento de novos produtos, elaboração de manual de boas práticas de fabricação, procedimento operacional padrão e adequação de lay out. “As empresas precisam fazer sistematicamente o controle de qualidade dos produtos para atender as normativas dos órgãos fiscalizadores e o LabSenai Alimentos trabalha aplicando programas de autocontrole para que as indústrias possam melhorar a condição higiênica e sanitária dos seus produtos”, explicou.

Ela detalha também que, durante a consultoria, todo o processo produtivo industrial que tem início com o recebimento de matéria-prima, passando pela manipulação, industrialização, armazenamento e chegando a expedição, é aplicado nos modernos instrumentos de gerenciamento voltados para a qualidade. “Nesse processo, o LabSenai Alimentos atua desde a chegada da matéria-prima até as instalações e equipamentos, com os colaboradores e na metodologia de produção para alcançar, assim, a qualidade higiênico-sanitária do produto final que visa a empresa”, disse.

Entre as empresas do segmento de alimentos atendidas pelo LabSenai Alimentos estão o Frigorífico Mar & Terra, Frigorífico Boibras, Rede Big Beef, Apiário Flor Selvagem, Laticínios Imbaúba, Laticínio Buritama, Latícinio Santa Heleine, Casa de Carnes Mendes e Biocar Biodiesel. “É com grande satisfação que temos essas empresas como clientes, pois isso demonstra o reconhecimento delas pelo serviço prestado pelo Senai de Dourados. No entanto, também temos consciência de que elas estão conosco pelos investimentos realizados em estrutura e pessoal”, destacou o gerente do CetecSenai Dourados, Gilberto Evídio.

O médico-veterinário Alfredo Vera Escalante, da Boibrás e da Big Beef, destaca que entre as atividades das duas empresas estão a desossa, os cortes especiais e a distribuição em suas casas de carnes e comércio varejista e para assegurar a higiene nesse processo produtivo e a qualidade do produto oferecido ao consumidor se faz necessário o apoio do LaSenai Alimentos. “A competência e idoneidade do Senai, o tornam um parceiro digno de nos ajudar a alcançar nossos objetivos de prover ao consumidor sul-mato-grossense alimentos de origem animal com qualidade, utilizando os padrões tecnológicos e higiênico-sanitários necessários, racionalizando alguns investimentos e recursos na área de qualidade”, afirmou.

Serviço – As indústrias interessados nos serviços do LabSenai Alimentos de Dourados podem obter mais informações pelo telefone (67) 3425-5090.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VACINAÇÃO
"Dia D" de vacinação contra a Influenza será amanhã em Dourados
Polícia apreende carga com 17 mil pacotes de cigarros do Paraguai
CONTRABANDO
Polícia apreende carga com 17 mil pacotes de cigarros do Paraguai
Balanço contábil de 2020 da endividada Funsaud ainda não foi finalizado
DOURADOS
Balanço contábil de 2020 da endividada Funsaud ainda não foi finalizado
Campo Grande faz 'repescagem' da vacina para servidores da Segurança Pública
IMUNIZAÇÃO
Campo Grande faz 'repescagem' da vacina para servidores da Segurança Pública
Inscrições para o Revalida 2021 vão de 31 de maio a 11 de junho
BRASIL
Inscrições para o Revalida 2021 vão de 31 de maio a 11 de junho
PANDEMIA
Mais duas mulheres morrem por coronavírus e Dourados chega a 441 óbitos
PANDEMIA
MS se aproxima de 6 mil óbitos por Covid e soma mais de 254,7 mil infectados
ARTIGO
Um anjo sem asas
REGIÃO
Polícia prende jovem que traficava em praça pública
IMUNIZAÇÃO
Saúde reconhece falta de 9,8 mil doses da Coronavac para 2ª aplicação em Dourados

Mais Lidas

DOURADOS
Mulher presa com armas, drogas e veículos mantinha relacionamento com interno da PED
DOURADOS
Pancadaria em motel termina na delegacia com três pessoas detidas
JÓQUEI CLUBE
Jovem é presa em Dourados com armamento de uso restrito, drogas e veículo clonado
DOURADOS
Carga de tijolos cai de caminhão em rotatória na Coronel Ponciano; veja vídeo