O vereador Junior Teixeira (PDT), primeiro-secretário da Câmara de Dourados, destacou a importância da I Oficina da Juventude, cuja abertura será na noite desta sexta-feira, no plenário José Cerveira, no CAM (Centro Administrativo Municipal). Segundo ele, o evento fortalece o papel do Conselho Municipal da Juventude, já que tem como objetivo a capacitação dos membros do conselho e representantes de organizações governamentais e não-governamentais.
Junior Teixeira, que vai participar da abertura da oficina, juntamente com a secretária municipal de Assistência Social, Itaciana Santiago, disse que está muito contente com a efetivação e capacitação do Conselho da Juventude. “É importante que os jovens se unam e reivindiquem seus direitos. O conselho é a oportunidade que os jovens têm para serem ouvidos, é uma conquista deles”, afirmou o vereador pedetista.
Ele convidou os jovens de Dourados a participarem da oficina que começa hoje à noite no auditório do CAM e das palestras e capacitações que acontecem sábado durante todo o dia, no Centro Social Marista. “É de extrema importância que os jovens participem das discussões de assuntos de interesse deles. Todos estão convidados”, afirmou Junior Teixeira.
O conselho
O Conselho da Juventude tem como principais funções ser instrumento de diálogo para os problemas juvenis; estudar, debater e formular propostas sobre todos os assuntos relacionados com a juventude; desenvolvimento social, cultural, político, artístico e cientifico da juventude municipal; promover e acompanhar as ações e projetos de interesse para os jovens do município e sugerir ao prefeito proposta de políticas públicas, projetos de lei e outras iniciativas consensuais que visem assegurar e ampliar os direitos da juventude.
Também é missão do conselho auxiliar a prefeitura na promoção e execução de projetos e programas destinados ao público jovem; fiscalizar e tomar providência para o cumprimento da legislação favorável aos diretos da juventude; receber sugestões oriundas da sociedade e opinar sobre denúncias que lhe sejam encaminhadas, no âmbito de suas atribuições, dando ciência aos órgãos competentes do poder público; apoiar, acompanhar e assessorar projetos de interesses da juventude e promover a cooperação e o intercâmbio com organismos similares em nível municipal, estadual, nacional e internacional.