Menu
Busca sexta, 14 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Jovem conta em livro relação com pedófilo que durou 15 anos

10 março 2011 - 11h09

Aos sete anos, a norte-americana Margaux Fragoso conheceu Peter Curran, 51, em uma piscina pública de Nova Jersey. Ele depois convidou a menina e a mãe dela para visitarem a casa dele, onde Margaux se encantou com brinquedos, livros e, sobretudo, com a companhia de Peter.

A relação de ambos durou 15 anos e é contada no polêmico livro Tiger, Tiger, que despertou a atenção da crítica literária pela crueza como Margaux, hoje com 31 anos, descreve sua relação com o pedófilo. Peter era "um companheiro de brincadeiras, um pai, um amante e um captor", tudo ao mesmo tempo.

"Li que os pedófilos racionalizam o que fazem ao pensar que é consensual mesmo que eles usem a coerção", diz Margaux no livro.

"Passar tempo com um pedófilo é como estar drogado. É como se eles (pedófilos) fossem crianças também, mas com um conhecimento que as crianças não têm. Eles conseguem fazer o mundo de uma criança... incrível, de alguma forma. E, quando isso acaba, é como parar de usar heroína e, por anos, elas (as crianças) não conseguem parar de perseguir o fantasma dessa sensação", afirma.

Família
A relação entre Margaux e Peter era facilitada pelo fato de que a menina vinha de uma família desestruturada: a mãe, com problemas mentais, é descrita como "devotada", mas incapaz de cuidar da filha. O pai, alcoólatra, chegou a impedir as idas de Margaux à casa de Peter, suspeitando das segundas intenções dele, mas acabou cedendo.

O primeiro contato sexual teria ocorrido quando a menina tinha oito anos. Margaux se lembra também de passeios, das brincadeiras em que eles personificavam animais - ela era o tigre - e de cartas escritas por Peter, prometendo a ela amor eterno.

Ao humanizar seu captor e explorar esse período da sua vida, a editora Douglas & McIntyre diz que Margaux "nos ajuda a ver como os pedófilos agem para roubar infâncias. E, ao escrever Tiger, Tiger, ela se curou de uma ferida que durou 15 anos".

Peter (o nome é fictício) teria se suicidado aos 66 anos, dominado pela culpa e pelo medo de perder Margaux, que, mais velha, mudou sua percepção do relacionamento.

Críticas
As vívidas descrições do mundo de Margaux e Peter despertaram críticas variadas. Para alguns, o texto se assemelha a pornografia infantil. Uma resenha diz que a parte que descreve o primeiro contato sexual de ambos "é talvez a coisa mais indecente publicada em qualquer livro importante da última década".

Em entrevistas, a autora defende que o livro ajuda o público a identificar as "táticas" usadas pelos pedófilos. "Eles são bonzinhos para ganhar confiança", disse ela.

Uma crítica no New York Times diz que Tiger, Tiger "força o leitor a conhecer Curran tanto como o objeto do amor de uma menininha quanto um criminoso sexual que cultiva a dependência dela".

Sobre o processo de produção do livro, Margaux - hoje casada e mãe de uma filha - diz que, como escritora, ela sabia que tinha que ver o lado real de Peter. "Era difícil aceitar isso, porque a criança dentro de mim queria acreditar em outra coisa, mas a minha parte adulta diz: 'Não, sinto muito. Ele não é uma boa pessoa. É um monstro'", disse ela ao jornal The Globe and Mail.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CASSILÂNDIA
Funcionário de fazenda morre após bater em árvore e ser atropelado por trator
Primeira vereadora trans de Niterói deixa o país após ameaças de morte
RIO DE JANEIRO
Primeira vereadora trans de Niterói deixa o país após ameaças de morte
TRÁFICO
Polícia do Paraná apreende 2,3 toneladas de maconha que saíram de MS
COMISSÃO NO SENADO
Executivo da Pfizer diz que tentou 6 vezes vender vacinas, e governo não quis
Polícia prende mulher que guardava droga a mando de marido preso
CAMPO GRANDE
Polícia prende mulher que guardava droga a mando de marido preso
PREVIDÊNCIA
Prova de vida do INSS volta a valer a partir de junho nas agências
ACIDENTE
Avião que saiu de MS com destino ao RS, caiu e matou duas pessoas
ECONOMIA
Senado aprova suspensão no aumento de preço de medicamentos em 2021
CAPITAL
Imagens identificam carro e polícia caça motorista que matou motociclista
AJUDA
Auxílio emergencial: Caixa antecipa pagamento da 2ª parcela; veja datas

Mais Lidas

DOURADOS
Descontrolado, pastor xinga policiais por ser orientado a diminuir som de igreja
PESQUISA
Estudo confirma presença de dinossauros em Mato Grosso do Sul
ARTISTA
Desenhista de MS "consagrado" por Silvio Santos terá novo encontro com apresentador
CORONAVÍRUS
Murilo Zauith passa por reabilitação e segue internado em SP