As Autoridades responsáveis pela campanha "Desarme MS" da cidade de Ivinhema, avaliaram como surpreendente a adesão da populaçào do município aos apelos do Governo de Mato Grosso do Sul para que se trocasse armas por cesta natalinas. Segundo apurado pelo delegado do Município Messias Furtado de Souza, a cidade de Ivinhema contou com três postos de arrecadação sendo eles: a Delegacia de Polícia Civil, o quatel do Corpo de Bombeiros e unidade da Polícia Militar do município.
O local mais procurado pela população foi o quartel do Corpo de Bombeiro que recebeu 53 armas, seguido pela Delegacia de Polícia Civil que arrecadou 40 armas ficando a Polícia Militar com um total de 13 armas recolhidas, o que resultou num total de 106 armas arrecadadas só na cidade de Ivinhema.
A campanha foi considerada um sucesso pelos responsáveis pela arrecadação, uma vez que num universo de 1250 armas arrecadados em todo o Estado que tem aproximadamente 2.300 milhões habitantes, arrecadar 8,5 % de todas as arma num município de aproximadamente 23 mil habitantes é algo que deve ser considerado como altamente positivo, diz o delegado. com esse desempenho, sem sombra de dúvidas, Ivinhema deve ter sido uma das cidades que mais arrecadou armas dos 77 municípios do Estado.