04/05/2011 12h02 - Atualizado em 04/05/2011 12h02
# Ivinhema aumenta produção de goiaba
Maryuska Pavão
“Nós só temos que agradecer. A nossa produção está uma maravilha. Estou cultivando goiaba há 4 anos e não perdi nada”. Estas são palavras do agricultor José da Silva, 53 anos. Ele, que possui uma pequena propriedade localizada na Gleba Azul - no Município de Ivinhema, fala entusiasmado como este tipo de cultura tem lhe sido útil. Segundo o produtor, desde quando iniciou essa atividade, a sua renda familiar aumentou significativamente. “Aqui trabalha eu e mais meus dois filhos. A renda é muito boa e dá pra se manter tranqüilo”, disse o agricultor.
Outro produtor que compartilha a mesma ideia é o senhor Luiz Samarrenho que cultiva goiaba desde 2006 em Ivinhema. “Antes tinha um pedaço de terra que não dava lucro nenhum, daí veio a possibilidade de plantar goiaba e a coisa ficou dez. É muito mais rentável que várias outras culturas. Estou satisfeito”, disse Samarrenho.
Os dois produtores citados acima são bons exemplos de como a cultura da goiaba tem rendido bons frutos. Tanto que a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura incentiva o plantio. Atualmente estão plantados no Município 7 mil pés de goiabeira aproximadamente e a previsão é que esse número aumente para 8500 ainda este ano.
Técnicos da Agraer local apontam que os produtores que cultivam goiaba e também participam dos projetos como o PAA Programa de Aquisição de Alimentos, da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, executado pela Prefeitura e Agraer têm conseguido resultados favoráveis.
O PAA tem por objetivo incentivar a agricultura familiar, compreendendo ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários e à formação de estoques estratégicos, sendo constituído por instrumentos que permitem a estruturação e o desenvolvimento desta área. Em Ivinhema, o projeto já está em sua terceira edição e cresce a cada ano.
A Conab adquire os produtos cultivados no Município, que são distribuídos para entidades filantrópicas locais, além de creches, escolas, Apae e também municípios vizinhos como Angélica e Deodápolis.
E com a finalidade de viabilizar ainda mais a produção local, a Prefeitura, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário já construiu uma fábrica de processamento de frutas. “Já foi adquirido os equipamentos desta fábrica, com exceção de uma esteira e um compressor que estão em processo de licitação. Estamos aguardando somente a licença do Imasul (Instituto de Meio Ambiente), que autoriza o funcionamento da fábrica”, destacou Edson Correa, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Ivinhema,
O prefeito Renato Câmara não mede esforços para motivar a diversificação agrícola. Para isso um caminhão utilitário, com um compartimento de carga especial, também está sendo adquirido pela Prefeitura de Ivinhema. O caminhão será entregue aos produtores de goiabas e estes vão poder colocar seus produtos no mercado a custos mais baixos.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Dia do Comerciante terá palestra com Edmour Saiani na Aced

Operação desmonta 'casa bomba' usada para tráfico de drogas

Geraldo chama taxação de Trump ao Brasil de arbitrária e com viés político-ideológico

Homem é preso após agredir e ameaçar matar esposa em Dourados

Morador de Dourados morre em acidente com caminhão no Paraná
Redação final da LDO está pautada para votação nesta quinta-feira

Conab estima nova safra recorde com produção de 339,6 milhões de toneladas

Mãe de menina de 1 ano morta após ser estuprada pelo pai diz que não percebeu os abusos

Gino defende uso consciente de defensivos e diz que pesquisa e educação tornam agro sustentável

Feira, funk, rock, hip-hop e festival agitam o fim de semana cultural em Dourados
Mais Lidas

Bebê de um ano morre em MS e suspeita é que tenha sido estuprada pelo pai

Produtor rural de Dourados perde R$ 100 mil em golpe da falsa venda de milho

Novo leilão do Detran tem Corsa com lance inicial de R$ 3.545
