quinta, 28 de março de 2024
Dourados
24ºC
Acompanhe-nos
(67) 99257-3397

Irã organiza teste de componente de bomba nuclear, diz jornal

14 dezembro 2009 - 13h00

Documentos da inteligência citados nesta segunda-feira pelo jornal britânico "The Times" indicam que o Irã está organizando o teste de um iniciador de nêutrons --componente crucial para a fabricação de uma bomba nuclear, capaz de originar a explosão.
Segundo as fontes de agências de inteligência ocidentais, o Irã iniciou este programa ainda no começo de 2007.
Um dos documentos que o "Times" diz ter tido acesso é um relatório interno datado de 2007 e elaborado pelo Centro de Preparação do Instituo de Ciências Aplicadas --um dos doze departamentos do Campo para a Expansão do Uso de Tecnologia Avançada do Irã. O texto detalha um plano de quatro anos para realizar o teste do iniciador.
O jornal britânico afirma que os documentos estavam escritos em farsi e que, apesar da linguagem muito técnica, está claro que os iranianos querem esconder os objetivos militares de seu programa.
Os documentos estão assinados por Mohsen Fakhirizadeh, identificado como presidente do Campo para a Expansão do Uso de Tecnologia Avançada do Irã. A organização, segundo os serviços de inteligência ocidenatis, serve de fachada para o desenvolvimento do programa nuclear iraniano.
Em uma das seções, o documento discute a possibilidade de encarregar departamentos uiniversitários com vínculo com os militares iranianos de algumas partes do projeto --mas também ressalta que o projeto pode ser secreto demais para dividir o trabalho.
Outro documento, de caráter mais técnico, descreve o uso de uma fonte de nêutrons, o deutério de urânio, cuja única utilidade, segundo especialistas, é a fabricação de uma bomba nuclear. Este material já é utilizado pelo Paquistão para a produção de seu arsenal nuclear.
"Mesmo que o Irã dissesse que estes trabalhos tem um objetivo civil, não há aplicação civil possível", disse David Albright, presidente do Instituto de Ciencia e Segurança Internacional de Washington (EUA), que analisou centenas de documentos relacionados com o programa nuclear iraniano.
Por isso, detecção de traços de deutério de urânio após uma explosão poderia indicar as intenções militares dos iranianos --que negam as acusações de que seu programa nuclear tem fins militares.
Segundo o "The Times", os cientistas iranianos já estudam substituir o deutério de urânio pelo seu equivalente de titânio para evitar a contaminação por urânio --o que resultaria, contudo, em uma explosão de gravidade menor.
O jornal afirma ainda que os documentos obtidos foram examinados por serviços de inteligência de vários países ocidentais, entre eles o Reino Unido, além da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Uma porta-voz do Ministério de Relações Exteriores britânico afirmou que, se os documentos forem autênticos, "muitas perguntas suscitarão sobre as intenções reais do Irã".

Deixe seu Comentário

Leia Também

Estudante tem moto furtada no estacionamento de universidade em Dourados
POLÍCIA

Estudante tem moto furtada no estacionamento de universidade em Dourados

Homem é detido por tráfico de drogas no bairro Santo André
DOURADOS 

Homem é detido por tráfico de drogas no bairro Santo André

Judiciário de MS não terá expediente hoje e amanhã, dias 28 e 29
FERIADÃO

Judiciário de MS não terá expediente hoje e amanhã, dias 28 e 29

Brasil se destaca no controle da gripe aviária
RECONHECIMENTO

Brasil se destaca no controle da gripe aviária

Corpo de homem com perfurações de faca é encontrado na BR-262
TRÊS LAGOAS

Corpo de homem com perfurações de faca é encontrado na BR-262

58ª EXPOAGRO

Ingressos limitados: vendas do Camarote DNews na Expoagro seguem com lote promocional

DOURADOS

Pesque e Leve da Semana Santa começa nesta quinta-feira

EDITAL

Carta de convocação - Retorno ao Trabalho

SEGURANÇA

PRF de MS inicia Operação Semana Santa nesta quinta-feira

SEU BOLSO

Caixa termina de pagar parcela de março do novo Bolsa Família

Mais Lidas

CONSUMIDOR

Governo manda retirar marcas de azeite do mercado

MS

Operação cumpre 54 mandados contra grupo que cooptava policiais e usava viaturas para o tráfico

TRÁFICO

Cocaína que saiu de Dourados é apreendida em ônibus de turismo no interior de São Paulo

BONITO

Perícia descarta perfuração de arma de fogo em sucuri Ana Júlia, encontrada morta