Menu
Busca terça, 27 de outubro de 2020
(67) 99659-5905
NOVO CURSO

Curso de Agronomia passa a ser ofertado pelo Instituto Federal de MS

04 dezembro 2017 - 11h21Por Da redação

O Campus Naviraí do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), terá uma nova opção de curso superior a partir de 2018, quando a unidade passa a ofertar o bacharelado em Agronomia, sendo abertas 40 vagas para a graduação com duração de cinco anos e aulas nos períodos matutino e vespertino.

Essa é a segunda opção de graduação do campus, que desde o ano passado oferece o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os interessados nos cursos deverão ficar atentos ao edital de abertura do processo seletivo, que deverá ser publicado na Central de Seleção do IFMS até a segunda quinzena de dezembro.

A seleção será feita por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A previsão é as inscrições sejam abertas em janeiro. Para concorrer a uma vaga, o candidato deve ter participado do útimo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

Novidade

O bacharelado em Agronomia é uma demanda da comunidade local, de acordo com o diretor de Ensino do Campus Naviraí, Wagner Antoniassi. “Desde que o IFMS se instalou no município, em 2014, somos questionados sobre a abertura do curso de Agronomia. Trata-se de uma opção que surge para atender à comunidade e ao setor produtivo”.

O setor agropecuário é um dos componentes mais importantes da economia de Naviraí, que possui cooperativas voltadas à produção de fecularia, olerícolas e granjas. Também fazem parte das atividades econômicas da região a criação de gado, plantações de soja, milho, cana-de-açúcar, mandioca e extração de erva-mate.

“Para o desenvolvimento dessas atividades, é importante que os profissionais, engenheiros agrônomos, sejam capacitados a suprir as demandas locais e regionais, de maneira a melhorar a quantidade e a qualidade de alimentos produzidos, utilizar tecnologias atuais, absorver tecnologias futuras e priorizar a produção em um ambiente sustentável”, destaca o coordenador do curso, Renan de Souza.

As atividades do curso serão iniciadas no campus provisório do IFMS. Segundo Antoniassi, está em andamento a possível viabilização de uma área para que seja utilizada como fazenda-escola. A ideia é que a estrutura seja implantada próximo à sede definitiva do Instituto, que está sendo construída. A aquisição deverá ser feita com a colaboração de empresas locais e do poder público.

Sistemas de Informação

Outra opção em Naviraí é o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A graduação tem duração de três anos e aulas no período noturno. 

O coordenador, Flávio Medeiros, destaca que o curso utiliza a informática como ferramenta essencial para desenvolver diversas atividades administrativas e operacionais. “Há uma grande solicitação do contexto socioeconômico para a formação de profissionais dessa área, a fim de atender à crescente demanda do mercado de trabalho”. 

O professor ressalta ainda a importância de sistemas de informação eficientes no mercado atual, incluindo o agronegócio. “Grandes empresas locais procuram aumentar a melhoria de sistemas informatizados, gerando demanda de profissionais desta área. Especificamente as áreas de desenvolvimento de software e sistemas de informação apresentam-se como boas possibilidades de carreira no Brasil e, especialmente, em Mato Grosso do Sul”. 

Outras vagas

O IFMS vai abrir mil vagas na graduação para o primeiro semestre de 2018. A oferta é 33% maior em comparação ao ano anterior, quando a instituição abriu 750 vagas para cursos superiores. 

Serão oferecidas nove opções de cursos superiores de tecnologia, cinco de bacharelado e duas licenciaturas com vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

Deixe seu Comentário

Leia Também

RIO DE JANEIRO
Fogo em hospital mata 2 pacientes com Covid; 200 são transferidos
CHAPADÃO DO SUL
Homem que ameaçou arrancar cabeça da esposa esfaqueia amiga dela
FUTEBOL
Coutinho é cortado, e Tite convoca Lucas Paquetá para as Eliminatórias
AQUIDAUANA
Polícia evita suicídio de jovem que se jogaria da ponte de rio
SEGURANÇA
Eleições: TSE aprova envio de forças federais para Mato Grosso do Sul
POLÍCIA
Mulher que obrigava filha a se prostituir responderá por dois crimes
JUDICIÁRIO
Justiça adia decisão sobre afastamento de Ricardo Salles de ministério
CAARAPÓ
Polícia Civil prende ladrão em flagrante logo após o crime
JUSTIÇA
Universidade que descumpriu parcelamento deve indenizar estudante
ITAMARACÁ
Mãe procura filha que está desaparecida desde a última sexta-feira

Mais Lidas

GRANDE DOURADOS
Cobertura de barracão de cerealista ‘voa’ com o vento; veja vídeo
DOURADOS
Guarda encerra festa organizada por adolescente em plena pandemia, apreende droga e até arma artesanal
DOURADOS
Délia decreta emergência por causa de danos provocados pela tempestade
TEMPESTADE
Chuva e ventos de 46km/h derrubam árvores e levam sujeira às ruas de Dourados