O Ministério da Educação destinou 258 vagas ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS), para a realização de concursos públicos em 2010. Serão 130 vagas para docentes e 128 para técnico-administrativos, dis- tribuídos em seis campi. Em todo o país, os 38 institutos federais terão 8.124 novas vagas. A portaria n° 11, de 8 de janeiro de 2010, foi publicada ontem no Diário Oficial da União.
O IFMS está em fase de implantação em sete municípios. O primeiro a entrar em funcionamento é o campus Nova Andradina, que já realizou concurso público. As vagas recém autorizadas serão para as unidades em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas.
Para o preenchimento do quadro de professores, serão destinadas 20 vagas para cada campus do interior e 30 para Campo Grande. Já para as vagas de técnico-administrativo em educação, serão 54 para cargos de nível superior, e 74 para nível intermediário, que exigem no mínimo a conclusão do ensino médio. Inicialmente, estão previstos 15 técnico-administrativos em cada campus do interior, 23 para o campus Campo Grande e 30 para a reitoria, com sede na capital.
De acordo com a portaria, os institutos federais devem aguardar a publicação de ato normativo do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, que autoriza a contratação de novos servidores. Posteriormente, caberá às instituições de ensino a publicação dos editais dos concursos públicos.