Menu
Busca terça, 18 de maio de 2021
(67) 99257-3397

Inscrição pelo Sisu para graduação pública termina amanhã

17 janeiro 2011 - 09h46

Os interessados em cursar uma graduação pública devem ficar atentos ao prazo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).  O Sistema aceitará inscrições apenas do dia 16 ao dia 18 de janeiro. No Estado são mais de seis mil vagas públicas oferecidas aos concluintes do Ensino Médio.

No MS, a instituição que oferece o maior número de vagas é a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), são 3.920, seguida pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), que oferta 2.350 vagas. Enquanto que o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece 80 vagas.

Algumas instituições aderiram ao Sisu de forma parcial, ou seja, os interessados podem ingressar pelo vestibular ou pelo Sisu. Entretanto, outras universidades aderiram exclusivamente ao Sistema, este é o caso da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), que neste ano extingue seu o vestibular.

Para o reitor da Uems, Gilberto Arruda, a adesão total ao Sisu deve-se ao fato do sistema ser mais inclusivo do que os outros métodos de ingresso na universidade como, por exemplo, o vestibular.

“Primeiro abre a quantidade de locais de realização de provas, antes [o vestibular] era feito nas 15 unidades e o Enem foi realizado em 42 municípios. Segundo, a pessoa que fez lá em Xapuri, no Acre, pode utilizar a nota para ingresso em uma dessas vagas. E alunos do ensino público conseguem sem pagar nenhuma taxa e sem custo de deslocamento ingressar na universidade”, aponta o reitor da Uems.

Sisu

O sistema foi criado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Em todo o país 83 instituições passam a usar o sistema para a seleção de vagas, que ocorre por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010.

No país são 62.076 vagas oferecidas. A primeira chamada deve ocorrer no dia 22 de janeiro. Para obter informações sobre vagas, cursos, universidades, concorrência e outros acesse http://sisu.mec.gov.br/vagas.html.

Uems

Para orientar os interessados nas vagas da Uems, a universidade disponibilizou em seu site oficial (www.uems.br), o link “Vestibular Uems”, que orienta passo a passo o processo de inscrição.

A Uems oferece mais de 50 cursos de graduação em suas 15 unidades de ensino. Matheus Marette, 17 anos, vai tentar entrar no curso de direito da Unidade de Naviraí.

“Bom, eu só peguei o primeiro caderno, no primeiro só acertei 51%, [o que], se Deus quiser, é bom”, diz o estudante.

Neste ano são duas novas opções oferecidas pela Universidade, o curso de Turismo, com ênfase em empreendedorismo, que será ofertado na unidade de Campo Grande e o curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, oferecido na Uems de Mundo Novo.

IFMS

As 80 vagas que o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece são para o Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet. Há também a opção de ingresso por cotas, quem quiser outras informações deve acessar o www.ifms.edu.br.

UFMS

A Universidade Federal é a universidade do Estado que mais oferece vagas, são 3.920 divididas em 86 cursos de 11 unidades. Mais informações podem ser encontradas no site http://www.copeve.ufms.br/.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COTAÇÃO
Dólar fecha em queda de 0,23%, de olho no cenário externo e na CPI da Covid-19
Senador pede a inclusão de frentistas nos grupos prioritários para vacinação contra covid
CONGRESSO NACIONAL
Senador pede a inclusão de frentistas nos grupos prioritários para vacinação contra covid
TRE/MS marca data e Sidrolândia elege novo prefeito em junho
SUPLEMENTAR
TRE/MS marca data e Sidrolândia elege novo prefeito em junho
Neno Razuk solicita recursos a Agraer para compra de equipamentos para produtores
BODOQUENA
Neno Razuk solicita recursos a Agraer para compra de equipamentos para produtores
Com arma de fogo, jovem rouba bar no Jardim Santo André
DOURADOS
Com arma de fogo, jovem rouba bar no Jardim Santo André
DOURADOS
Conselho Tutelar alerta famílias sobre sinais que indicam abuso sexual
TACURU
Operação Cupim investiga crime ligado a peculato
BATAGUASSU
Polícia Civil prende jovem foragido da justiça
PESQUISA
Pesquisador do MS ajuda a contar história de soldado da II Guerra
MS
Homem suspeito de atirar em adolescente é preso

Mais Lidas

POLÍCIA
'Apaixonado', rapaz furta objetos na PED para ser preso e reencontrar marido
CLIMA
Frio mais intenso do ano é previsto para esta semana em Dourados
REGIÃO
Mulher mata o marido a facadas após discussão em MS
FEMINICÍDIO
Mulher é encontrada morta com golpe de faca no pescoço na região do João Paulo II